O abastecimento com água tratada está sendo normalizado em todas as cidades do Norte do Estado, onde estações de tratamento da Sanepar foram atingidas pelas fortes chuvas da semana passada. Em Apucarana, a Sanepar está trabalhando com 65% da capacidade total da unidade de captação de água desde a tarde de domingo.
Na manhã desta segunda-feira, cerca de 80% da população do município já estava recebendo água normalmente. O restante, boa parte residente na parte alta da cidade, começou a ser abastecida no início da tarde. Para garantir o abastecimento a 100% da população, a empresa deu início a um sistema de rodízio na distribuição, que deverá durar até quarta-feira.
De acordo com a gerente regional, Emília Domingues, o maior problema detectado pela empresa é o uso irresponsável da água. "Por isso, pedimos a todos para que utilizem água apenas para as necessidades básicas, ou seja, higiene pessoal e alimentação", afirmou. Emília explicou, ainda, que os trabalhos na unidade de captação, situada no Barreiro, continuam. No momento, duas bombas estão em funcionamento. A equipe se prepara para por em operação a terceira bomba, que deve garantir a normalização do sistema.
Siqueira Campos
Em Siqueira Campos, a captação de água pela Sanepar voltou ao normal na manhã desta segunda-feira. Porém, em função da saturação do solo ? que está encharcado -, a empresa informa que novos alagamentos podem ocorrer com chuvas menos fortes que as anteriores, e pede a colaboração da população no uso racional da água. Em Maringá, o abastecimento também já está normalizado. O telefone da Sanepar para atendimento à população é 115.