O abastecimento com água potável das cidades de São José da Boa Vista e Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, foi normalizado. A Sanepar teve duas de suas unidades de captação de água inundadas no primeiro fim de semana de 2006 e está operando em regime de emergência. A chuva que atingiu as cidades na madrugada do domingo provocou a cheia dos Rios Fartura e Natureza e a danificação de construções, móveis e equipamentos da empresa. Milhares de famílias permaneceram sem água no domingo e segunda-feira nas duas cidades.

continua após a publicidade

A água do Rio Natureza (Wenceslau Braz) subiu quatro metros. Galhos de árvores e muita areia invadiram a casa de bombas e atingiram os motores elétricos na Unidade de Captação da Sanepar. O acesso a unidade só foi possível às 14 horas do domingo, logo que a água baixou. O trabalho de limpeza e reparação avançou na madrugada, mas foi necessário esperar o dia amanhecer para avaliar melhor os estragos. O quadro de comando teve que ser revisado e, vários componentes elétricos tiveram que ser substituídos.

?Estamos operando com a capacidade normal, mas em caráter emergencial?, informou Marcos Antonio de Carvalho, gerente da regional responsável pelo sistema de Wenceslau Braz. Segundo ele, o sistema, que é automatizado, esta sendo operado manualmente devido aos grandes danos que sofreu. A cidade voltou a ser abastecida na madrugada desta terça-feira.

Em São José da Boa Vista, a situação não é diferente. O gerente da Sanepar naquela região, Jurandir Silva dos Santos afirma que os técnicos ainda continuam na Unidade de Captação do Rio Fartura devido à alta turbidez da água. ?A chuva não pára. É preciso controlar as alterações do manancial?, destacou.

continua após a publicidade

Segundo Santos, o abastecimento foi normalizado ainda na tarde de segunda-feira, mas a Sanepar continua aplicando o plano emergencial. ?Engenheiros de Curitiba devem visitar a cidade nesta quarta-feira para indicar adequações, precavendo-se a uma nova inundação?, relatou.