Abaixo-assinado pede permanência de Lessa no BNDES

Na sexta-feira (12), fontes próximas ao governo confirmaram que Lula já teria decidido pela demissão de Lessa, cedendo a uma pressão que se iniciou logo após a indicação do economista e ex-reitor da UFRJ ao cargo. Durante a semana passada, o presidente do BNDES e seu vice, Darc Costa, concederam entrevistas com duras críticas à política econômica do governo. Para Lessa, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, seria o "regente" de uma orquestração para desmontar o banco e entregar o barato dinheiro do Fundo de Amparo aos Trabalhadores (FAT), aos bancos privados.

O manifesto lançado pelos deputados, com 9 linhas, lembra que Lessa "tem se empenhado na reconstituição do BNDES como um banco público de fomento a um projeto de desenvolvimento nacional de geração de renda, emprego e soberania – compromisso do governo Lula". Aponta também os interessados na saída do economista: "Os herdeiros da década neoliberal voltam à carga para que os bancos privados se apropriem da gestão de recursos dos bancos públicos."

O texto indica como causa da pressão contra Lessa a insistência de "forças poderosas do privativismo" em "fazer o BNDES retornar ao seu papel de linha auxiliar do rentismo e estancar suas operações de crédito com custos relativamente baratos." Rentista é quem vive exclusivamente da renda de propriedades ou dinheiro.

Chico Alencar disse que pretende conseguir mais assinaturas para o manifesto em Brasília. Segundo ele, a demissão de Lessa seria "uma sinalização terrível" de que o governo estaria cedendo ainda mais às pressões do mercado financeiro. O presidente do BNDES passou o fim-de-semana em Petrópolis e não foi encontrado para comentar as notícias sobre sua demissão.

Alencar disse ao GRUPO ESTADO que a demissão de Lessa não é consenso no chamado núcleo duro do governo. "Conversei com o ministro José Dirceu e ele me disse que há alguns conteciosos, alguns problemas, mas que isso ainda não estava resolvido", contou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo