Estamos na ?Semana do Peixe?. E dá para se inspirar na iniciativa do governo federal para termos à mesa alguns saborosos pratos de pescado. A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca – Seap realiza este ano a segunda edição da Semana Nacional do Peixe. O evento visa a promoção do consumo de pescado por meio de ações de promoção, informação e capacitação que estão sendo organizadas é uma parceria com dezenas de entidades da sociedade civil e do setor produtivo. A meta da semana é contribuir para superar a média atual de consumo desta proteína no Brasil (7 kg/habitante/ano), que está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (12 kg/habitante/ano) e da média mundial (15 kg/habitante/ano).
Como mote, a Seap assinou acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para reduzir em até 30% os preços dos pescados nos supermercados. Em Curitiba, a rede Wal-Mart é a única a participar da campanha – cujo objetivo é aumentar o consumo de pescado no País – e espera ter um aumento de 10% nas vendas da Peixaria até o dia 30 de setembro, quando é finalizado o evento. Em todo o Brasil, os pescados e frutos do mar representam apenas cerca de 15% dos itens vendidos nas seções de Peixaria e Açougue na rede Wal-Mart – as carnes de aves, suínos e bovinos ficam com o restante, de 85%.
Verdade que a divulgação poderia ter sido melhor executada pelas fontes oficiais, pois tem gente que nem está sabendo. De qualquer forma, fazemos aqui a nossa parte, sugerindo algumas saborosas maneiras de nos integrarmos à campanha nacional.
Vamos, portanto, às compras, pois desconto de 30% não é de se desconsiderar. Que tal um badejo, peixe grande e de carne firme? Isabel de Carvalho, culinarista vinculada ao Projeto Leite de Coco, sugere um Badejo com ervas ao molho de coco, que tem um filé único do peixe dividido ao meio no sentido longitudinal, recheado com ervas e salpicado com bacon.
Saboroso como poucos e de carne mais delicada, o linguado é peixe para ser apreciado com os olhos fechados. E quanto mais simples a forma de se fazer, melhor. Como nessa opção do Linguado à moda do Mediterrâneo, na qual os filés de peixe são dourados e servidos com um molho cremoso de creme de leite, gema e um toque de tomilho. Outra idéia interessante é o Filé de linguado com castanha-do-pará e limão siciliano, na qual o peixe ganha uma cobertura crocante de castanhas moídas e raspas de limão, que vão formar uma crosta depois de irem ao forno.
Essa é, aliás, uma combinação interessante para o peixe. Que também se dá muito bem na receita de Namorado grelhado com alho e pinólis, que tem o peixe dourado à parte e acompanhado dos demais ingredientes também crocantes. Na hora de servir, um purê de batata, de mandioca ou de cará cai muito bem.
Mas o peixe também se dá bem com massa. Nessa receita de Filé de robalo com linguine ao molho de curry, em especial. Os filés de peixe são dourados e servidos com a massa, que tem no molho agridoce com curry, leite de coco e uvas-passas o seu destaque. A combinação de sabores é marcante. Mas o peixe também pode ser dourado em azeite de oliva e servido com risoto, tal qual foi feito com os Filés de anchova com risoto de alho-poró e gorgonzola, que oferecem um leve contraste entre os sabores do prato, ainda mais se acompanhados de erva-doce levemente dourada e puxada com vinagre e açúcar mascavo.
Opções não faltam para participarmos da Semana do Peixe, que se estenderá até o próximo domingo. Mãos à obra, portanto.
Bom apetite!
Filés de anchova com risoto de alho-poró e gorgonzola
Ingredientes:
Peixe
½ kg de filés de anchova com pele
Sal e pimenta-do-reino
100 ml de azeite
Risoto
2 xícaras de arroz arbóreo
1 alho-poró
120 g de queijo gorgonzola
4 xícaras de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de creme de leite
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Modo de fazer:
Divida os filés de anchova em 4 pedaços e tempere com sal e pimenta. Aqueça o azeite em uma frigideira, sem deixar esquentar muito para o peixe não grudar, e grelhe os filés, começando com lado da pele. Vire e grelhe rapidamente do outro lado. Reserve.
Corte o alho-poró em rodelas finas.
Esfarele o queijo e coloque-o numa tigela junto com o creme de leite.
Derreta 2 colheres de manteiga numa frigideira e refogue o alho-poró por 5 min. Junte o arroz, coloque 1 xícara de caldo e deixe cozinhar por uns 15 min, juntando pouco a pouco o restante caldo. Em seguida, coloque a mistura de queijo e cozinhe mais 5 min.
Tire do fogo, junte o restante da margarina e o queijo parmesão, tempere com sal e pimenta.
Sirva o risoto no fundo do prato e ponha o filé de peixe por cima, com um leve toque de azeite de oliva e shoyu emulsionados sobre a anchova.
Rendimento: 4 porções.
Filé de linguado com castanha-do-pará e limão siciliano
Ingredientes:
12 filés de linguado
sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
80g de manteiga derretida
100g de castanhas-do-pará trituradas
1 colher (chá) de raspas de limão siciliano
Preparo
Ponha as castanhas-do-pará trituradas em uma tigela. Acrescente as raspas de limão, sal e pimenta e misture.
Tempere os filés com sal e pimenta e passe pela manteiga derretida. Em seguida, passe os filés pela mistura de castanhas, até que fique bem empanado.
Leve ao forno forte, pré-aquecido, por aproximadamente 5 minutos.
Rendimento: 6 porções.
Filé de robalo com linguine ao molho de curry
Ingredientes
500 g de linguine, cozidos conforme a embalagem
1 filé de robalo de 1 kg (porcionado em 4 partes)
1/3 de xícara de azeite
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Molho
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena picada finamente
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de curry
1/3 xícara de vinho branco seco
1 cubo de caldo de peixe dissolvido em 1 xícara de água quente
3 xícaras de creme de leite fresco
1/3 xícara de uvas-passas
½ xícara de leite de coco
coentro ou salsinha picada a gosto
2 tomates sem pele e sementes picados (para decorar)
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de fazer:
Molho
Salteie a cebola na manteiga até ficar macia. Junte o alho e salteie por mais 1 minuto. Acrescente o curry e misture, deixando tostar um pouco. Junte o vinho e o caldo e deixe ferver. Acrescente o creme de leite e deixe reduzir até o molho ficar espesso. Junte as uvas-passas, o leite de coco e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Deixe ferver, retire do fogo e acrescente as ervas.
Peixe
Tempere os filés de peixe com sal e pimenta.
Aqueça o azeite numa frigideira antiaderente e doure-os dos dois lados. Se as tranches forem muito altas, transfira-as para uma assadeira e termine o cozimento no forno.
Montagem
Divida o linguine recém-cozido em 4 pratos e regue-o com o molho quente. Disponha cada robalo sobre os ninhos de massa e decore com o tomate picado.
Rendimento: 4 porções.
Badejo com ervas ao molho de coco
Por Isabel de Carvalho, culinarista vinculada ao Projeto Leite de Coco
Ingredientes:
80 ml de leite de coco
1 filé de badejo (aproximadamente 1,1 kg)
1 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de limão
1 xícara de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de coentro picado
½ xícara de cebola bem picada
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 fatias de toucinho defumado (bacon) picado
1 limão cortado em fatias (para decorar)
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 200ºC.
Corte o badejo ao meio, pelo comprimento, para obter dois filés finos. Tempere com o sal e o suco de limão.
Numa forma refratária, coloque um dos filés. Reserve.
Numa tigela pequena, misture a cebolinha, o coentro, a cebola, o gengibre e o leite de coco. Distribua essa mistura sobre o filé. Cubra com o outro filé e, por cima, espalhe o bacon. Vede a forma com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 25 minutos.
Passe o badejo para uma travessa, decore com o limão e sirva com o molho do cozimento à parte.
Rendimento: 4 porções.
Projeto Leite de Coco
www.leitedecoco.com
Linguado à moda do Mediterrâneo
Ingredientes:
2 xícaras de caldo de peixe
1 gema
750 g de filé de linguado
2 colheres (sopa) de manteiga
200 ml de creme de leite
pimenta branca
sal.
1 colher (chá) de tomilho
Modo de fazer:
Derreta a manteiga numa frigideira antiaderente e frite os filés de peixe até que dourem por igual. Retire-os e passe-os para uma travessa aquecida.
Na mesma frigideira, adicione o caldo de peixe a ferver e deixe cozinhar até reduzir um pouco. Bata o creme de leite com a gema e despeje na frigideira. Cozinhe por mais alguns minutos, mexendo sempre para não talharem.
Quando o molho começar a engrossar, tempere com tomilho moído, sal e pimenta a gosto. Mexa muito bem, aqueça e despeje sobre os filés de peixe.
Sirva imediatamente, acompanhados de batata cozida polvilhada com salsa e azeite e uma boa salada de tomate.
Rendimento: 3 porções.
Namorado grelhado com alho e pinólis
Ingredientes:
5 colheres (sopa) de pinólis (castanhas, nozes ou amêndoas)
6 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
8 dentes de alho em lâminas
6 filés médios de namorado (com pele)
Modo de fazer:
Tempere os filés com sal e pimenta. Reserve.
Leve ao fogo uma frigideira com os pinólis, sem parar de mexer, por 5 minutos ou até dourar. Reserve
Em outra frigideira grande e grossa, aqueça 2 colheres de azeite, disponha 3 filés a grelhe-os dos dois lados até dourarem. Retire os filés e mantenha-os aquecidos. Coloque mais 2 colheres de azeite e grelhe os outros filés. Reserve.
Na mesma frigideira, coloque o restante do azeite, o alho e frite, mexendo de vez em quando até dourar. Misture os pinólis e retire do fogo.
Coloque os filés nos pratos, salpique a mistura de pinólis e alho e sirva a seguir.
Rendimento: 3 a 4 porções.