A pedido do governo do Marrocos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou visita que faria ao país africano entre os dias 5 e 7 de junho. Segundo o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, o governo do rei Mohammed VI comunicou o cancelamento da visita nessa quarta-feira (30) alegando problemas internos.
O Marrocos era a terceira parada de Lula de uma viagem a quatro países que começa nesta quinta (31). ?Atendendo a pedido formulado pelo governo marroquino, a viagem que seria feita pelo presidente Lula ao Marrocos, nos dias 5,6 e 7 de junho, foi adiada para um momento a ser definido posteriormente?, disse Baumbach.
Lula embarca nesta quinta (31) para a Inglaterra, primeira escala da viagem. Depois, segue para a Índia e a Alemanha. Com o cancelamento da ida ao Marrocos, a Presidência estuda mudanças no programa de compromissos para manter a viagem de oito dias.
?O que está se trabalhando, no momento, é a possibilidade de estender um pouco a programação na Índia e adiantar, por outro lado, a ida à Alemanha. Mas é muito difícil mexer com todos os compromissos que já existem e, portanto, a duração total da viagem será mantida, em princípio?, explicou o porta-voz.
Lula embarcará de Recife para Londres, capital inglesa, onde assistirá na sexta (1º) ao amistoso entre as seleções de futebol do Brasil e da Inglaterra no estádio de Wembley, que foi totalmente reconstruído. Na Alemanha, Lula participará como convidado da reunião do G-8, o grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia.