E por que não mudar dessa vez? As opções dos restaurantes são inúmeras, há cardápios fantásticos criados especialmente para a data pelos conceituados chefs de Curitiba. Desde brunchs até o almoço tradicional, com seqüência de pratos de chamar a atenção.
Mas ainda não inventaram nada mais saboroso que aquilo que a gente faz, juntando sabor, esforço e paixão. E fica mais interessante se a cozinha for ocupada por quatro, seis, oito mãos, preenchendo a manhã do domingo com um misto de cumplicidade e expectativa pelo que irá a mesa dali a pouco.
Pensando nisso e sugerindo essa mudança, aqui vai a idéia de um cardápio fácil de fazer e com uma interessante dose de requinte. Nada que exija cozimentos prolongados, marinadas demoradas ou correrias. Podem ser perfeitamente elaborados com tempo suficiente para uma chegadinha ao Mercado Municipal de Curitiba e a distribuição dos ingredientes conforme a escolha entre as duas opções de entrada, prato principal e sobremesa aqui oferecidas. De carne ou frutos do mar, conforme a preferência. Embora nada impeça a combinação da entrada de um com o prato principal de outro cardápio.
Mãos à obra, então?
As duas entradas chamam a atenção já pelo visual. A primeira delas, Coquetel de camarão na mini-moranga é uma mistura das idéias do coquetel de camarão com o camarão na moranga. As mini-morangas são fáceis de serem encontradas (as verdes são melhores para esse prato) e, cozidas em água, são recheadas por uma mistura do camarão com a própria polpa da fruta, mascarpone e um tempero verde. Imagine chegar à mesa servindo a charmosa moranguinha recheada, com a tampa ao lado, de enfeite. A outra idéia de entrada é inspirada na famosa Tarte tatin, aquela torta francesa de maçã que leva a fruta embaixo e a massa em cima. Aqui, o Tatin de cogumelos utiliza os cogumelos fatiados como base, picados como recheio e a cobertura segue o mesmo conceito, com massa folhada. O melhor cogumelo para o prato é o portobello, de chapéus grandes, mas, na falta, pode-se utilizar o shiitaki.
Como prato principal, a primeira sugestão é um Peixe ao molho de manga com arroz de abobrinha e castanhas de caju. É um filé de peixe branco (côngrio é a melhor opção, mas há outras, desde que não sejam filés muito finos) salteado e servido sobre uma redução de manga com hortelã e sementes de erva-doce. Para acompanhar, um arroz cozido com tiras de cascas de abobrinha refogadas e castanhas de caju trituradas. Um prato leve e delicioso, que pode ser feito em meia hora. Para quem preferir carne, Lombo de vitelo ao leite. A peça de carne pode ser encontrada nos açougues do Mercado Municipal, mas nem sempre está inteira e sim dobrada sobre ela mesma. Não há nenhum problema, é só amarrá-la bem e seguir a receita, cozinhando no leite. O vitelo tem sabor suave, como delicado também fica o molho, com o leite reduzido e agregando os sabores do alho e da cebola. O cozimento demora um pouco mais, uma hora e meia, mas nada que não se possa esperar, enquanto se faz a sobremesa.
Das duas alternativas de sobremesa, uma requer um pouco mais de tempo e pode ser feito logo no início das ações na cozinha. É o Pavê de chocolate ao creme inglês, que exige um pouco de paciência especialmente na elaboração do crème anglaise, com cozimento em fogo bem baixo, mexendo constantemente. O resultado é delicioso. A outra idéia é mais rápida, embora não menos interessante: Pêras gratinadas ao queijo doce. São pêras fatiadas e levadas ao forno, com uma calda de queijo, leite, ovos e açúcar de baunilha. No toque final, amêndoas fatiadas salpicadas.
Há outras sugestões, vindas de nossos parceiros e colaboradores. A chef Marina Fontes, do Hotel Deville Curitiba, propõe waffles, que servirá no brunch domingueiro do hotel. Já o bufê Nani Carvalho Gastronomia e Eventos, através de sua chef, Magda Santos, sugere um prato principal e uma sobremesa que mexer com o paladar. O Hadock espiritual com batatas ao murro é cozido no próprio leite em que ficou de molho e servido com as famosas batatas portuguesasw. Para fechar a refeição, uma Musseline de chocolate com pistache recheado com trufa de maracujá, que, ao contrário do que se imagina, é simples de fazer e tem um resultado surpreendente.
Ficou com água na boca? Então é só decidir o menu, sair para as compras e aproveitar esse belo domingo de Páscoa que nos foi reservado. Bom apetite!
Coquetel de camarão na mini-moranga
Ingredientes:
4 mini-morangas
500 g de camarão médio limpo
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola roxa picada
1 colher (sopa) de coentro picado
4 colheres (sopa) de mascarpone
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
páprica
Cozinhe os camarões em água salgada.
Corte as tampas das morangas, retire as sementes escavando com uma colher, ponha em uma panela (tampa, inclusive) e cozinhe em água salgada por cerca de 20 minutos ? ou até que a polpa esteja macia. Escorra e deixe esfriar.
Escave novamente e retire toda a polpa, cuidando para não romper a casca.
Aqueça o azeite de oliva em uma panela e refogue a cebola até murchar e começar a dourar. Junte a polpa de abóbora e misture bem, para que se desmanche completamente, formando uma pasta. Acrescente o mascarpone, misture e por último adicione os camarões e o coentro, o tempo suficiente para aquecer.
Tempere com a pimenta e verifique o sal e deixe esfriar.
Recheie as morangas com a mistura, polvilhe com páprica e sirva como entrada.
Rendimento: 4 porções.
Tatin de cogumelos
Ingredientes:
1 kg de cogumelos portobello
2 dentes de alho picados
1 cebola roxa picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de coentro picado
2 colheres (sopa) de nozes picadas
Massa folhada congelada
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de gordura de pato ou banha
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Limpe os cogumelos, seque-os bem e separe os talos dos chapéus. Corte a parte dos chapéus em tiras e ajeite as que forem suficientes para cobrir o fundo de uma pequena tigela ramequim untada, temperando com sal e pimenta. Pique grosseiramente o restante, juntamente com os talos.
Derreta a manteiga e a gordura em uma panela e refogue rapidamente a cebola, até murchar. Junte os cogumelos e as nozes, tempere com sal a pimenta e refogue por mais 5 minutos. Acrescente o alho e refogue mais 5 minutos. Retire a panela do fogo, adicione a salsinha e o coentro, misture bem e deixe esfriar.
Complete os ramequins com o cogumelo refogado. Corte a massa folhada em rodelas do diâmetro dos ramequins e cubra a mistura de cogumelos.
Pré-aqueça o forno a 200º. e asse por cerca de 30 minutos. Retire do forno, deixe esfriar ligeiramente e vire a tortinha sobre um prato de servir, para que a massa fique embaixo e os cogumelos no topo. Se for necessário utilize uma espátula para ajudar a desenformar.
Rendimento: 4 porções.
Lombo de vitelo ao leite
Ingredientes:
1 kg de lombo de vitelo
1 litro de leite integral
2 cabeças de alho
2 cebolas grandes
1 folha de louro
1 ramo de alecrim
2 colheres (sopa) de óleo de canola ou girassol
3 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Separe os dentes de alho, descasque-os e deixe-os inteiros. Corte a cebola em fatias.
Amarre o lombo com barbante, para não perder a forma e tempere com sal e pimenta.. Aqueça o óleo em uma panela e doure o lombo de todos os lados. Quando estiver bem dourado, retire e reserve, esgotando o óleo da panela.
Leve o leite para ferver.
Aqueça a manteiga na mesma panela, em fogo baixo. Refogue a cebola, deixe murchar, junte o alho, refogue mais um pouco e acrescente o tomilho e o louro. Cozinhe em fogo baixo, por 5 minutos.
Ponha a carne novamente na panela, despeje o leite quente por cima, tempere com sal e pimenta. Tampe a panela e cozinhe sobre fogo baixo por cerca de 1 hora, virando a carne na metade do cozimento.
Retire a nata da superfície com uma escumadeira, fatie o lombo e sirva.
Rendimento: 4 porções.
Peixe ao molho de manga com arroz de abobrinha e castanhas de caju
Receita original do chef-instrutor Francisco Rebelo, do Curso Superior de Gastronomia da Anhembi Morumbi
Ingredientes:
250 g de filés de peixe branco
farinha de trigo
50 ml de azeite de oliva
500 ml de suco de manga
20 g de açúcar refinado
5 g de sal
10 g de hortelã fresca
2 g de sementes de erva-doce
pimenta-do-reino branca em pó a gosto
Tempere o peixe com o sal e a pimenta-do-reino, empane-o na farinha de trigo e salteie na metade do azeite, dourando-o dos dois lados. Reserve.
Na mesma frigideira, coloque o suco de manga e deixe até ferver. Assim que ferver, acrescente o restante do azeite de oliva, o açúcar, o sal, a pimenta-do-reino, a hortelã, as sementes de erva-doce e cozinhe um pouco, acentuando os aromas.
Coloque o peixe no molho e finalize o cozimento.
Retire o peixe e mantenha-o em local aquecido. Coe o molho e monte o prato.
Sirva com arroz, abobrinha e castanha de caju: lave 100 g de arroz-agulhinha e escorra até secar. Ferva 500 ml de água com sal, acrescente o arroz e cozinhe até ficar macio. Pique 20 g de castanha de caju inteira torrada grosseiramente. Aqueça 15 ml de azeite de oliva com 1/2 dente de alho, junte 50 g de casca de abobrinha caipira ralada e refogue um pouco. Junte o arroz e a castanha de caju, acerte o sal, se necessário e deixe mais um pouco para aquecer bem. Sirva com o peixe.
Hadock espiritual com batatas ao murro
Por Magda Santos, chef do bufê Nani Carvalho Gastronomia e Eventos
Ingredientes:
1 kg de batatas
4 postas haddock
1 cebola
4 dentes de alho
200 ml de azeite de oliva
1 colher de salsa
150 g de cenoura ralada
1 noz-moscada inteira
1 litro de creme de leite fresco
100 g de azeitonas verdes e pretas
Suco de 2 limões
100 g de farinha de trigo
2 colheres de manteiga
Deixe o haddock de molho em 1 litro de leite por 6 horas. Reserve. Lave bem as batatas, coloque-as numa assadeira e junte sal. Leve ao forno, a 200 graus, por 50 minutos. Enquanto isso coloque o haddock para assar no forno a 150 graus no próprio leite, por 30 minutos.
Pique a cebola e o alho. Refogue no azeite. Junte a farinha de trigo e cozinhe por 2 minutos. Depois junte o leite do assado do haddock e o creme de leite. Abaixe o fogo e cozinhe bem devagar. Acrescente a cenoura e reserve. Derreta a manteiga e coloque sobre a batata.
Monte o prato: Disponha as batatas no prato. Coloque o haddock, regue com o molho e moa a noz-moscada por cima do prato montado.
Rendimento: 4 porções.
Musseline de chocolate com pistache recheado com trufa de maracujá
Por Magda Santos, chef do bufê Nani Carvalho Gastronomia e Eventos
Ingredientes:
500 g de chocolate meio amargo
300 g de chocolate ao leite em barra
1½ litro de creme de leite
200 ml de suco de maracujá
1 maracujá fruta
500 g de chocolate branco em barra
Modo de preparo:
Derreta o chocolate preto e junte 1 litro de creme de leite e o pistache. Reserve. Ferva o creme de leite restante e junte o chocolate branco picado e dissolva. Depois coloque o suco de maracujá e a fruta. Coloque uma camada do chocolate preto e uma do branco. Leve para gelar.
Rendimento: 6 porções.
Pêras gratinadas ao queijo doce
Ingredientes:
2 pêras grandes
250g de cream cheese
150 ml de leite
2 ovos, separados
1 colher (sopa) de açúcar de baunilha
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de maisena
40g de amêndoas fatiadas
1 colher (sopa) de manteiga
Misture a maisena com 50ml de leite. Ferva o leite restante com o açúcar de baunilha. Junte a maisena dissolvida e deixe engrossar, mexendo com um fouet por cerca de 1 minuto de fervura. Retire do fogo, junte as gemas e o queijo e misture bem.
Bata as claras em neve, junte o açúcar ao final e incorpore delicadamente à mistura da panela.
Descasque as pêras, corte-as em dois no sentido do comprimento e retire as sementes. Corte em fatias e refogue ligeiramente em uma frigideira, com a manteiga.
Ponha as fatias de pêra em um refratário, cubra com o creme e salpique por cima com as amêndoas fatiadas.
Leve ao forno (melhor ainda se for grill) por 10 minutos e sirva em seguida. Pode acompanhar com sorvete de creme.
Rendimento: 4 porções.
Pavê de chocolate ao creme inglês
Ingredientes:
Pavê:
½ litro de leite
250g de biscoitos ?champagne?
100g de manteiga à temperatura ambiente
4 colheres (chá) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de farinha de trigo
100g de chocolate meio amargo
3 ovos
Aqueça o leite em banho-maria e junte os biscoitos triturados e misture bem, até que o leite seja inteiramente absorvido por eles.
Junte a farinha, o açúcar e o chocolate, sem parar de mexer. Em seguida, adicione os ovos inteiros e a manteiga, incorporando bem.
Unte uma forma refratária com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Despeje a mistura e leve ao forno, em banho-maria, por cerca de 40 minutos ? até que, enfiando um palito no pavê este saia limpo.
Creme inglês:
½ litro de leite
4 gemas de ovo
150 g de açúcar
1 bastão de baunilha
Modo de fazer:
Ferva o leite com a baunilha cortada ao meio em toda a extensão (ou raspe seu interior diretamente no leite).
Faça uma gemada, batendo bem as gemas com açúcar até que ganhe uma cor pálida e dobre de volume.
Quando o leite ferver, despeje, pouco a pouco, sobre a gemada, retirando a baunilha. Ponha a mistura novamente na panela e leve ao fogo bem baixo (ou banho-maria) para cozinhar, mexendo, com uma colher, sempre em ?8?, para que não grude no fundo.
O creme estará pronto quando revestir completamente a colher.
Deixe esfriar e sirva com o pavê.
Rendimento: 4 porções.
Waffle
Por Marina Fontes, chef do Hotel Deville Curitiba
Ingredientes:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
2 ovos
1 xícara de leite
4 colheres de sopa de margarina derretida
Adicione açúcar a gosto e gotinhas de extrato de baunilha
Modo de Preparo
Peneire a farinha com o sal e o fermento. Separe as claras das gemas. Bata as gemas com o leite e a margarina derretida. Junte a farinha e bata até obter uma massa lisa. Acrescente as claras batidas em neve (ponto firme) cuidadosamente. Unte o grill quente da máquina de waffles com manteiga e coloque a massa.