A formação de professores do Ensino Religioso no Brasil, além dos cursos, conta com o apoio também da rede internacional de informática com dois sites: www.fonaper.com.br e www. gper.com.br.

continua após a publicidade

O Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper) foi criado em 1995 para articular os professores e pesquisadores desta área do conhecimento de todo país. Na ocasião tinha também como intenção criar mecanismos que pudessem intervir no processo de revisão da legislação sobre o tema. O fórum desde o princípio percebeu na internet um novo espaço de diálogo, tanto que em 1998 já estava na rede. Para atender as novas exigências foi reestruturado em 2003. O menu do site encontra elementos que explicitam a origem e desenvolvimento das atividades do Fonaper, entre os quais a síntese histórica de todo este movimento. O site possui três formas de interação: o livro de visitas, contato por e-mail e a enquête, assim como disponibiliza notícias constantes do movimento nacional do Ensino Religioso, divulgando: eventos, publicações e notícias. Aos interessados em compreender a última década da discussão e mobilização do Ensino Religioso nacional este site é fundamental para testemunhar este processo. No apoio ao site está o Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER), que recolhe os dados que são explicitados pelo Fonaper.

O Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER) foi criado em 2001 com o intuito de discutir a relação entre a questão religiosa e a Educação. Para tanto, o grupo organizou em 2002 um evento nacional, denominado de Congresso Educação e Religião, onde apresentou à comunidade científica seus primeiros resultados. Entre os anos de 2001 a 2004 publicaram uma coleção de cinco volumes sobre o trabalho de suas pesquisas. Quatro foram os projetos desenvolvidos, sendo três já concluídos: A concepção do Ensino Religioso segundo o modelo brasileiro (2001-2005); A pastoral universitária no ambiente confessional (2001-2004); Identidade da Pastoral Escolar na educação básica (2001-2005). O resultado do trabalho foi a reorganização do projeto de pesquisa em um quarto projeto: O professor de educação religiosa: sua identidade e sua prática (2006 -…), com objetivo de registrar tal processo o GPER organizou o seu relatório de pesquisa envolvendo o período de 2004-2006/01, pois os resultados dos projetos estão nos livros da Coleção Educação e Religião.

Com a clara intenção de divulgar os trabalhos e colaborar na formação continuada dos professores foi organizado o site www.gper.com.br em 10 de março de 2005.

continua após a publicidade

Progressivamente alcança o seu objetivo: divulgar o trabalho de pesquisa do grupo e colaborar na discussão do Ensino Religioso junto a professores e pesquisadores.