A força do espinafre

Complicou a situação? Nada que uma boa lata de espinafre não resolva.

Era assim com o marinheiro Popeye – quem não se lembra? – quando precisava de uma dose extra de força para combater, quase sempre, o mal-encarado Brutus em defesa de sua (feia) musa Olívia Palito. Por ser o espinafre considerado uma das verduras mais ricas e nutritivas, ganhou esse espaço especial nas histórias em quadrinhos, formando um dos primeiros heróis que vimos na televisão.

O inconveniente era a lata, a conserva – nem chega aos pés da verdura fresca -, bem de acordo com os padrões norte-americanos da época, atingindo até os dias de hoje.

Há dois tipos de espinafre: o mais comum, de folhas pequenas e arredondadas, e o espinafre-da-holanda, de folhas grandes e espessas. De qualquer forma, o espinafre é um alimento muito rico em ferro, sódio, potássio e vitamina A. Possui poucas calorias e por isso é recomendado em regimes de emagrecimento. Só tem uma contra-indicação: como é laxativo e estimulante da secreção gástrica, não é aconselhado para pessoas com gastrite ou úlcera estomacal.

O espinafre deve ser cozido sem água. Ou seja: deve cozinhar somente com o vapor que se desprende do seu próprio suco. Basta que a panela esteja úmida e o fogo baixo. Abafe por 8 a 10 minutos, mexendo a cada 3 minutos. Pode ser usado como recheio em uma série de pratos, como raviólis, canelones, tortas ou carne recheada.

No caso, em duas sugestões do Centro de Culinária Arosa, combinando com suas massas folhadas. O Folhado de espinafre e cream cheese tem no recheio as folhas picadas com o queijo e noz-moscada e sai dourado do forno. Já o Folhado de espinafre com mussarela é feito em peça única, com um refogado de espinafre, alho de queijo mussarela no recheio. Já para rechear um canelone, a sugestão é da Petybon, com a interessante combinação de ingredientes para o Canelone de queijos, espinafre e castanha-do-pará.

Para impressionar desde o início da refeição, a dica é a criação de Fabio Campos (chef) e Marcelo Gonçalves (restauranteur), do At’ Home Cozinha Internacional. O Vol-au-vent à mousse de rockefort com espinafre crocante impressiona pelo visual e pelo inusitado das folhas tostadinhas. Um charme só.

Mas o espinafre também vai muito bem com peixes, quase sempre incorporado ao molho branco. E pode ser simples de fazer, sem requerer prática ou habilidade, como nessa receita de Gratinado de linguado com espinafre e molho branco. O peixe fica na base, coberto pelo molho branco com espinafre e tudo vai ao forno por alguns minutos. E pronto. Da Culinária Unilever vem a receita de Filé de linguado com creme de espinafre, que utiliza maionese no creme. Já João Lellis proprietário do restaurante Lellis Trattoria, prefere o creme de leite para dar a liga, no prato que homenageia o grande herói do espinafre: Filé de linguado à Popeye.

A combinação de sabores pode ainda estar em cremes, sopas, pudins, suflês, cozidos e croquetes. O espinafre cozido com alho e óleo acompanha muito bem carne assada, costela de porco ou bacon frito. Passado na manteiga ou servido com molho branco, combina com carnes e assados em geral.

E pode ser base de massa, passando o tom de verde, seja a partir do aproveitamento das folhas cozidas ou mesmo em pó, desidratado, como concebeu Roberto Voltareque, chef do Dom Parma Trattoria, ao incluir no cardápio o Mignon ao pepe com ravióli tricolore ao pesto, com a massa de três cores fazendo companhia ao alto e suculento pedaço de carne. Um sucesso no cardápio da casa.

Pois aí estão as opções. Agora é só escolher, ir para o fogão e esperar os aplausos.

Bom apetite!

Vol-au-vent à mousse de rockefort com espinafre crocante

Por Fabio Campos (chef) e Marcelo Gonçalves (restauranteur), do At’ Home Cozinha Internacional

Ingredientes:

100 g de massa folhada Arosa

50 g de queijo roquefort

20 g de creme de leite

1 ovo

1 maço de espinafre

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta mista moída

1 fio de azeite de oliva

Modo de preparo:

Abra a massa folhada levemente descongelada, corte com aro de metal ou com a boca de um copo em dois tamanhos, montando a parte menor por cima para dar o formato de vol-au-vent.

Leve-a ao forno pincelada com a gema de ovo batida até crescer e ficar dourada. Bata o creme de leite já misturado com o queijo roquefort bem amassado deixando a mousse bem aerada.

Refogue o espinafre com um fio de azeite, sal e pimenta a gosto. Separe algumas folhas para fritar no azeite até ficarem bem crocantes. Monte a base do vol-au-vent com o espinafre depois a mousse e decore com as folhas crocantes.

Um fio de azeite de ervas finas dá todo um charme ao prato.

Rendimento: 1 porção.

Restaurante At’Home Cozinha Internacional.
Al. Dom Pedro II, 317 – Batel
Fone: (41) 3079-7317
Site: www.athomecozinhainternacional.com.br

Filé de linguado à Popeye

Por João Lellis, proprietário do restaurante Lellis Trattoria

Divulgação

Ingredientes:

300 g de filé de linguado

1 maço de espinafre

1 lata de creme de leite

Queijo parmesão ralado

50 g de queijo catupiry ou requeijão

Modo de preparo:

Peixe

Após temperar conforme sua preferência (indicamos pouco sal), grelhe o peixe até adquirir uma cor opaca. Reserve, mantendo os filés aquecidos.

Creme de espinafre

Cozinhe bem o espinafre somente em água – não é necessário colocar sal.

Em seguida, esprema bem com as mãos de modo a retirar o máximo possível da água que ficar na verdura.

Pique o espinafre cozido em pedaços bem miúdos.

Coloque o espinafre cortado e o creme de leite em uma panela. Vá acrescentando, aos poucos, o parmesão ralado para engrossar. Não é necessário deixar muito grosso: o ponto correto é mais ralo.

Finalização:

Em um recipiente para forno, coloque os filés do salmão grelhado.

Cubra com o creme de espinafres até cobrir bem os filés.

Acrescente o catupiry ou requeijão em “bolotas” ou colheradas.

Cubra com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

O ponto certo é o derretimento do catupiry ou requeijão.

Rendimento: 1 porção.

Lellis Trattoria
Rua Gonçalves Dias, 51 – Batel
Fones: (41) 3242-9320 e 3244-7943

Folhado de espinafre e cream cheese

Receita desenvolvida pelo Centro de Culinária Arosa

Divulgação

Ingredientes:

1 pacote de Massa Folhada Laminada Arosa 300g

1 ovo inteiro batido para pincelar

Recheio

2 xícaras de espinafre bem escorridos e picados

150 g de cream cheese

1/4 colher (café) de noz-moscada

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:

Descongele a Massa Folhada Laminada Arosa conforme as instruções da embalagem.

Coloque o espinafre numa tigela, acrescente o cream cheese, a noz-moscada, 1 colher de queijo parmesão e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Corte a massa folhada em 6 quadrados de 12,5cm de lado aproximadamente.

Divida o recheio em 6 partes, e coloque no centro de cada quadrado de massa. Pincele as bordas com água, e feche formando um triângulo. Faça 3 pequenos cortes na superfície do folhado para deixar sair o vapor e leve a geladeira por 15 minutos.

Pincele com ovo inteiro batido e asse em forno médio pré-aquecido (180ºC) por aproxim,adamente 25 minutos.

Polvilhe o restante do queijo parmesão sobre os folhados e sirva em seguida.

Rendimento: 6 folhados.

Centro de Culinária Arosa
www.arosa.com.br

Folhado de espinafre com mussarela

Receita desenvolvida pelo Centro de Culinária Arosa

Divulgação

Ingredientes:

1 pacote de Massa Folhada Laminada Arosa 300g

Recheio:

1 maço de espinafre

1 colher (sopa) de manteiga

1 cebola média picada

1 dente de alho amassado

150 g de mussarela em fatias

sal e pimenta-do-reino a gosto

2 colheres (sopa) de farinha de rosca

Preparo:

Descongele a Massa Folhada Laminada Arosa conforme as instruções da embalagem.

Cozinhe o espinafre em fogo baixo em panela tampada por 10 minutos. Escorra e pique bem. Aqueça a manteiga e doure a cebola e o alho, acrescente o espinafre, a pimenta-do-reino e misture bem. Tampe a panela, cozinhe em fogo baixo por 5 minutos, coloque sal e deixe esfriar.

Desenrole a Massa Folhada Laminada Arosa e espalhe a farinha de rosca em toda a extensão da massa, deixando 2 cm de borda. Sobre a massa, intercale o espinafre e a mussarela, pincele as laterais com ovo e feche o folhado como um envelope.

Pincele com ovo inteiro batido e asse em forno médio preaquecido (180ºC) por aproximadamente 45 minutos.

Rendimento: 15 porções.

Centro de Culinária Arosa
www.arosa.com.br

Canelone de queijos, espinafre e castanha-do-pará

Da Cozinha Experimental Petybon

Divulgação

Ingredientes:

Massa

1 embalagem de Massa para Lasagna Petybon

Recheio

2 colheres (sopa) de margarina

2 xícaras de espinafre picado

1 colher (chá) de sal

1 xícara (chá) de ricota amassada

1 embalagem de requeijão cremoso (200ml)

3 colheres (sopa) de castanha-do-pará picada

Molho

2 colheres (sopa) de margarina

1 cebola pequena picada

2 colheres (sopa) de farinha de trigo tradicional Sol tipo 1

2 xícaras de leite

1 colher (chá) de sal

1 xícara (chá) de queijo tipo catupiry

Para polvilhar

Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Massa: cozinhe aos poucos, as folhas da lasagna Petybon por 5 minutos em água fervente.  Reserve, regada com fio de óleo.

Recheio: em uma panela, derreta a margarina em fogo médio, junte o espinafre e refogue até secar o líquido que ele mesmo libera. Retire, junte o sal, a ricota, o requeijão e a castanha-do-pará. Reserve.

Molho: em uma panela, derreta a margarina em fogo médio e doure a cebola. Dissolva a farinha Sol no leite, junte ao refogado e, mexendo sempre, deixe até engrossar. Junte o sal, o catupiry e misture delicadamente até derreter o queijo. Reserve.

Montagem: distribua um pouco de recheio em cada folha de lasagna Petybon já cozidas, enrole e arrume em dois refratários grandes. Despeje o molho sobre os canelones e polvilhe o queijo. Leve ao forno por 15 minutos. Sirva em seguida.

Rendimento: 14 unidades.

SAC Petybon
Fone: 0800 726 6060
Site: www.petybon.com.br

Gratinado de linguado com espinafre e molho branco

Divulgação

Ingredientes:

600 g de filé de linguado

1 limão

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

1 colher (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres ,(sopa) de farinha de trigo

200 ml de leite

½ maço de espinafre

Modo de fazer:

Tempere os filés de linguado com sal, pimenta e o suco do limão. Deixe descansar por 30 minutos.

Retire as folhas do espinafre, passei ligeiramente na água corrente e ponha em uma panela para cozinhar – tampe e aguarde apenas uns minutos. Retire da panela e pique as folhas.

Aqueça o azeite em uma frigideira e grelhe os filés. Disponha em um refratário e reserve.

Aqueça em uma panela a manteiga, tire do fogo e junte a farinha de trigo. Mexa bem e volte ao fogo, com a chama baixa. Adicione aos poucos o leite frio, mexendo sempre para não empelotar. Espere até que ferva, tempere a gosto com sal e pimenta. Depois, junte o espinafre cozido e picado.

Jogue por cima do peixe e leve ao forno até que gratine.

Rendimento: 2 porções.

Filé de linguado com creme de espinafre

Da Culinária Unilever

créditos
legenda

Ingredientes:

½ kg de filé de linguado

1 colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de suco de limão

1 maço de espinafre

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 dente de alho amassado

1 xícara (chá) de maionese Hellmann’s 0% colesterol

Modo de preparo:

Coloque o peixe em uma tigela média e tempere com o sal e o suco de limão. Reserve.

Em uma panela média, coloque as folhas de espinafre, tampe e leve ao fogo baixo por 5 minutos ou até murchar. Escorra e pressione com as mãos para retirar todo o líquido. Coloque sobre uma tábua e corte em pedaços pequenos.

Na mesma panela, aqueça 1 colher (sopa) de azeite em fogo médio e doure o alho. Acrescente o espinafre e a maionese Hellmann’s 0% colesterol. Misture e reserve.

Em uma frigideira média, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e frite metade dos filés de linguado até dourar dos dois lados. Repita a operação com o restante dos filés.

Coloque em uma travessa e cubra com o molho reservado. Sirva quente.

Rendimento: 4 porções.

Mignon ao pepe com ravióli tricolore ao pesto

Por Roberto Voltareque, chef do Dom Parma Trattoria

legenda

Ingredientes:

500 g de filé mignon (tournedo)

Molho do mignon:

1 1/2 litro de demiglace

25 g de chili

200 ml de vinho branco seco

10 ml de pimenta vermelha (tipo tabasco)

1 ramo de alecrim

Ravióli tricolori:

Para a massa

Massa branca:

280 g de farinha de trigo

120 g de semolina

04 ovos

Massa Vermelha:

160 g de farinha de trigo

60 g de semolina

02 ovos

20 g beterraba em pó

Massa verde:

160 g de farinha de trigo

60 g de semolina

02 ovos

20 g de espinafre em pó

Recheio do ravióli:

60 g de azeitonas pretas picadas

60 g de alcachofra em conserva picada

60 g de mussarela ralada fina

1 maço de rúcula cortada fina

Molho pesto genovese:

1 maço de manjericão

2 dentes de alho

50 g de parmesão ralado bem fino

200 ml de azeite de oliva extra virgem

20 g de pinólis

Sal a gosto

Dom Parma Trattoria
Rua Comendador Araújo, 598 – Centro
Fone: (41) 3077-1300

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo