Nada de cenário, maquiagem, jogo de luzes, efeitos sonoros ou personagens. No palco, somente um pedestal com microfone e o talento de um artista que conduz sozinho, um show de humor com textos próprios sobre o dia-a-dia e observações do cotidiano. Esses são os ingredientes do Stand Up, o estilo de comédia teatral que conquistou o grande público.

continua após a publicidade

O motivo de tanto sucesso está no texto simples, com tiradas rápidas sobre o comum, que fazem o público se identificar com as histórias e até se imaginar nelas.

Esse “humor de cara limpa” é a proposta do Risorama, uma das mostras mais aguardadas do Festival de Teatro de Curitiba, e que chega esse ano, à sua 12º edição, reunindo vários nomes da comédia em seis dias de shows exclusivamente apresentados no estilo stand up, sempre com sessões lotadas e grandes expectativas.

A advogada Patricia Colonassi, por exemplo, está indo pelo segundo ano e diz estar ansiosa. “É sempre diferente porque tem uma diversidade de artistas. No ano passado eu vim para ver o Paulinho Serra, esse ano quero ir no dia do Guri de Uruguaiana que no ano passado já tinha esgotado”, explica Patricia.

Guri de Uruguaiana também estará no “Risorama”. Foto: Divulgação.
continua após a publicidade

Ansiedade que quem está indo pela primeira vez também sente. A esteticista Rozilene Marques foi convencida pelos amigos a ir prestigiar os shows de stand up do Risorama. “Eu quero ver o Marco Luque, adoro ele no CQC, acho que vai ser interessante ver ele ao vivo”, comenta.

Segundo Marlene Seraphim, uma das produtoras da mostra, ter nomes conhecidos do público é mesmo um dos atrativos do Risorama, mas não é o único.

continua após a publicidade

“Claro que o público gosta dos nomes conhecidos e de artistas que eles veem na TV, mas o bom do festival é que ele acaba sendo uma grande janela para os novos artistas […] No ano passado, trouxemos um carioca e todo mundo ficou perguntando quem era, e ele acabou sendo uma das melhores apresentações”, comenta Marlene, que lembra também de muitos estreantes que passaram pela mostra desconhecidos, hoje, fazem muito sucesso, como o apresentador Rafinha Bastos e o ator e comediante Fábio Porchat.

Para quem ficou interessado, o Risorama ocorre entre os dias 26 e 31 de março, sempre às 19h30 no ParkCultural, anexo ao Park Shopping Barigui.  Esse ano, a mostra vai contar com nomes como Fabio Rabin, Oscar Filho, Fabio Porchat, entre outros grandes artistas.

Mas é preciso correr, pois vários dos dias já estão com sessões extras que começam às 22h, devido à grande procura, e a última noite de espetáculos já está com as sessões esgotadas.

Os ingressos custam R$ 60,00, sendo a meia entrada R$ 30,00 e podem ser adquiridos nas bilheterias do festival montadas nos shoppings Mueller, Palladium e no Park Shopping Barigui ou online, pelo site oficial do Festival, www.festivaldecuritiba.com.br/risorama

Boa diversão!