A epopéia de Ruth Cardoso

A morte da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, provocou uma reação singular na cada vez mais obtusa classe política brasileira. Não só houve respeito e elogios a dona Ruth, mas também ouviu-se reverências ao trabalho dela -não apenas dos partidários de FHC, e sim de políticos de todas as tendências. É a prova da importância da doutora, professora e socióloga que redefiniu a função de primeira-dama no Brasil.

Até Ruth Cardoso, as primeiras-damas tinham um trabalho subalterno – algumas por preferirem evitar a presença pública, outras justamente para aparecer. O exemplo clássico foi a então esposa do presidente Fernando Collor de Mello, Rosane, que quis porque quis ser a presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e acabou saindo arranhada por denúncias de corrupção.

Dona Ruth chegou ao ?poder? com seu marido Fernando Henrique em 1995. E era a primeira vez que a esposa do presidente tinha tanto (ou até mais) respaldo intelectual quanto o mandatário da nação. Começou dando algumas declarações fortes (criticando o PFL, hoje Democratas), mas depois preferiu agir nos bastidores e, mais tarde, no projeto Comunidade Solidária.

Ela foi um referencial para FHC. Sem se curvar ao discurso e aos métodos rasteiros da política – coisa que seu marido foi obrigado a fazer -, dona Ruth era a ?consciência crítica? do governo tucano, com uma visão mais à esquerda do que caminhava Fernando Henrique. Isto ficou claro no Comunidade Solidária, projeto defendido por ela com unhas e dentes e que foi fundamental para o sucesso estrondoso do Fome Zero do presidente Lula – fato que, por sinal, pouco é lembrado.

É por manter sua consciência política em todos os momentos, quando era primeira-dama ou quando tinha suas contas vasculhadas pelos ?bancos de dados? da atualidade, Ruth Cardoso sempre teve o respeito de todos da mesma forma que tinha quando era uma das grandes cabeças da Universidade de São Paulo. Dona Ruth fará falta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo