É a rainha da cozinha ? costuma-se dizer.
Com algumas raras variações, a cebola é o ingrediente inicial de todos os pratos. É quem perfuma o ambiente, dando sinal que algo de apetitoso está sendo preparado no fogão. Pode prestar atenção que é quase sempre assim. Manteiga ou azeite aquecidos aquele barulhinho inicial de fritura e o aroma delicioso que se desprende da panela, convocando os demais ingredientes a participar do novo prato que está sendo preparado.
Tudo indica que tanto a cebola como o alho são oriundos da Índia. Há mais de dez mil anos que os povos da Ásia usam estes dois vegetais na sua alimentação diária. Três mil anos antes de Cristo, os escravos que construíram as pirâmides gigantescas do Egito, os maiores monumentos que existem na terra, teriam sido alimentados com cebolas e alhos.
Segundo relatos de alguns historiadores, este produto chegou a ter um valor tal, que era usado como pagamento de rendas, na Europa Medieval, para onde foi levado pelas caravelas de Cristóvão Colombo. Sagrada entre os egípcios, cultivada também pelos romanos, presente no cabrito dos Bizantinos, e ingrediente indispensável no pão que servia como base à alimentação dos Assírios, a cebola era consumida em grande quantidade pelos soldados, por ser considerada grande fonte de vigor e coragem.
Há cebolas de vários tipos e tamanhos, mas todas elas têm gosto forte e marcante. Podem ser brancas, amarelas ou roxas, com uma casca bem fina, que protege o interior, úmido e levemente fibroso, em várias camadas. E se encaixam praticamente em qualquer prato que se pretenda fazer. Com mais ou menos destaque, como coadjuvante indispensável ao nosso paladar.
Mas a cebola também sai de trás e consegue brilhar sozinha em algumas ocasiões. No Brasil, a cozinha tem lugar para o bife acebolado. Lá de fora, o estrelato mais expressivo tem a ver com os dias mais frios que se prenunciam pela frente. Vem da gastronomia francesa sopa de cebolas, praticamente um clássico da cozinha. Aqui, para darmos uma incrementada e um tom personal, apresentamos a Sopa de cebolas ao vinho tinto, que mantém os mesmos princípios e reforça o sabor. Assada e queimada, a cebola se integra com precisão em um molho com mel para completar o sabor de coxas de frango na receita de Frango ao molho de mel e cebola queimada, que é fácil de fazer e impressiona qualquer comensal mais exigente. Há outras variações com frango já publicadas aqui, mas talvez sejam esses alguns dos poucos pratos principais com a cebola em primeiro plano, pois os demais costumam abrir o apetite, frios ou quentes, a escolher.
Pode ser em forma de escabeche, de peixe ou de carne, onde a cebola surge como um complemento indispensável, o contraponto do sabor do ingrediente principal. Nas Sardinhas ao escabeche, vem acompanhada de pimentões a completar o sabor próprio dos pequenos peixes. Vai, da mesma forma, bem como carne, no Escabeche de coelho, uma iguaria de sabor delicado e que rouba a cena da refeição, servida sobre torradas.
Se a idéia é surpreender, uma excitante combinação de cebola e pêssego chama a atenção na colorida Marinada de cebolas e pêssego, uma entrada charmosa para uma refeição de mais classe.
O saboroso bulbo volta ao primeiro plano em duas opções de entrada. Recheado. Com distintas maneiras de executar. Cebolas recheadas abóbora tem as cebolas cozidas inteiras e depois recheadas para irem ao forno com a saborosa mistura de abóbora e biscoito amaretti. Na execução das Cebolas recheadas com brie, o cozimento é no vapor, já das metades definidas e no recheio qualquer outro queijo mole pode se adaptar.
São algumas opções, apenas, de um universo infinito de pratos com a cebola ganhando maior ou menor destaque. Em qualquer um deles o prazer de saborear é garantido.
Bom apetite!
Cebolas recheadas com abóbora
Ingredientes:
4 cebolas grandes
500 g de polpa de abóbora
50 g de mostarda
30 g de amaretti
1 ovo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
100 ml de vinho branco seco
30 g de manteiga
Noz-moscada, sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Corte a abóbora em pequenos cubos, ponha em uma forma forrada com papel-manteiga, cubra com papel-alumínio e leve ao forno (180º.C) por cerca de 45 minutos.
Retire do forno, esprema com um garfo e incorpore a mostarda, os biscoitos triturados, o ovo, 1 colher de queijo ralado e uma pitada de noz-moscada, sal e pimenta.
Descasque as cebolas e cozinhe-as em água fervente salgada por cerca de 20 minutos. Escorra, deixe amornar e corte-as um pouco acima da metade.
Recheie as cebolas com a mistura de abóbora. Pique a polpa das cebolas, doure-as na manteiga e junte o vinho branco, deixando reduzir.
Arrume as cebolas em uma assadeira, salpique o queijo restante por cima e leve ao forno (220º.C) por 20 minutos. Sirva em seguida, dispondo a polpa picada em volta.
Rendimento: 4 porções.
Cebola recheada com brie
Ingredientes:
150 g de queijo brie
120 g de miolo de pão
6 fatias de pão de forma
3 cebolas grandes
Alho, louro, manteiga, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência).
Descasque as cebolas, elimine a primeira camada, corte-as pela metade e cozinhe no vapor.
Retire o miolo e pique a metade da polpa.
Corte o queijo em pedaços pequenos, misture com a cebola picada, tempere com sal e pimenta e recheie as metades de cebolas.
Passe o miolo de pão rapidamente pelo mixer e leve a uma frigideira, para dourar, com um pouco de azeite, um dente de alho esmagado e uma folha de louro.
Salpique o miolo tostado sobre as cebolas. Corte as fatias de pão em rodelas, passe manteiga e ponha em uma forma refratária. Sobre elas, as cebolas.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º.C por cerca de 3 minutos, até que o queijo comece a derretar.
Rendimento: 6 porções.
Marinada de cebolas e pêssego
Ingredientes:
12 cebolas pequenas
2 pêssegos grandes
1 dente de alho
½ pimenta dedo-de-moça em rodelas
1 folha de louro
4 tomates maduros
Salsinha
Manjericão
1 cabeça de alface
1 colher (sopa) de aceto balsâmico
Azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Retire as pontas e descasque as cebolas. Ponha em uma panela pequena, cubra com água fria e junte o alho, a pimenta em rodelas, o louro, um fio de azeite, o aceto e uma pitada de sal. Aqueça até ferver e deixe por 10 minutos.
Retire do fogo e junte os pêssegos cortados em gomos, deixando marinar até que esfriar.
Passe os tomates por um ?passaverdura? (ou peneira, para extrair somente o sumo) e tempere com folhas picadas de manjericão e salsinha, sal, pimenta e um fio de azeite.
Forre um prato de servir com folhas de alface, ponha a marinada por cima e o tomate passado em redor.
Rendimento: 4 porções.
Frango ao molho de mel e cebola queimada
Ingredientes:
4 coxas de frango, com as sobrecoxas
2 cebolas grandes, em pedaços
4 colheres (sopa) de mel
4 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga
100 g de amêndoas em lascas, tostadas
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Aqueça o azeite em uma panela e doure as coxas de frango (dos dois lados) e as cebolas. Tempere com sal e pimenta.
Ajeite tudo em uma forma refratária e leve ao forno por 45 minutos.
Ao final do cozimento, retire os pedaços de frango e reserve. Ponha as cebolas e o sumo do cozimento em um liquidificador (ou mixer), junte o creme de leite e bata até formar um creme. Ponha essa mistura de volta na panela, com a manteiga e o mel e deixe aquecer, mexendo sempre, até encorpar.
Disponha as coxas em um prato de servir, regue com o molho e espalhe por cima as amêndoas tostadas.
Rendimento: 4 porções.
Escabeche de coelho
Ingredientes:
1 coelho de 1 kg, em pedaços
2 talos de aipo picados
1 cebola grande em pedaços
2 cenouras picadas
1 maço de alecrim, tomilho, louro e salsinha
2 dentes de alho picados
8 folhas de sálvia
Azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta-do-reino em grãos
Faça um caldo com 2 litros de água e junte a cebola, a cenoura, o salsão e o maço de ervas, salgue e leve ao fogo para ferver. Ponha os pedaços de coelho na panela, baixe o fogo e cozinhe por 2 horas. Desligue o fogo e deixe esfriar a carne no próprio caldo.
Desosse o coelho e corte a carne em pedaços pequenos e ponha em uma terrina ou tigela. Junte o alho picado, as folhas de sálvia e alguns grãos de pimenta ligeiramente amassados. Acrescente os vegetais cozidos do caldo, misture bem e leve à geladeira por algumas horas.
Ponha em um vasilhame de vidro e sirva com torradas.
Rendimento: 6 porções.
Sardinhas à escabeche
Ingredientes:
8 sardinhas abertas em filés
2 cebolas grandes
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 colher (sopa) de pimenta dedo-de-moça picada (sem as sementes)
100 ml de vinagre branco
100 ml de azeite de oliva
Tomilho, orégano e sal
Corte as cebolas e os pimentões em pedaços pequenos.
Aqueça metade do azeite em uma panela e doure os filés de sardinha: 2 minutos do lado da pele e 1 minuto do outro lado.
Retire as sardinhas da panela e despeje o azeite restante, os pimentões, as cebolas, a pimenta e as ervas (a gosto). Refogue em foto alto por 3 ou 4 minutos. Deglace com o vinagre e deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos. Tempere com sal.
Em uma terrina (ou forma de pão), faça camadas alternadas com os peixes e os vegetais, terminando com estes por cima. Leve à geladeira por um mínimo de 12 horas para marinar.
Rendimento: 4 porções.
Sopa de cebola ao vinho tinto
Ingredientes
– 4 cebolas grandes, cortadas em rodelas finas
– 5 dentes de alho picados
– 1 copo de vinho tinto
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1 colher (sopa) de farinha de trigo
– 1 litro de caldo de frango
– ervas picadas (manjericão, orégano e alecrim)
– pão francês fatiado
– queijo parmesão ralado
– sal e pimenta do reino (moída na hora, de preferência)
Aqueça juntos a manteiga e o azeite e refogue a cebola. Junte o alho e as ervas e deixe dourar, mexendo sempre para não deixar queimar. Acrescente a farinha de trigo e misture bem. Incorpore o vinho e, sempre mexendo, junte o caldo de frango. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar pelo menos por 35 minutos.
Despeje a sopa em uma tigela refratária, cubra com as fatias de pão e polvilhe com o queijo parmesão. Leve ao forno para gratinar.
Rende 4 porções