A biotecnologia seus avanços e repercussões perante a humanidade

A última década do século XX destacou-se por seus avanços no campo das ciências da vida, sobretudo nas áreas da biologia molecular, da engenharia genética e da moderna biotecnologia. Desta forma, os diversos ramos do conhecimento humano começaram a reunir descobertas, sustentando diálogos e unindo uma nova e fascinante área de pesquisa, que vem evoluindo todos os dias.

A Biotecnologia iniciou sua presença perante a humanidade com técnicas e resultados gratificantes, como a criação de novos medicamentos, o cultivo de células para a produção de espécies vegetais ao consumo humano, o tratamento do lixo produzido em nossas atividades diárias, as novas técnicas que revolucionaram a genética, a busca pela cura de doenças, novos adubos menos danosos ao ambiente e com menos impacto sobre nossa saúde, logo esses avanços implicam em melhorias na qualidade de vida do ser humano, otimizando de uma maneira racional a forma como se interage com a natureza de modo a suprir as necessidades de sobrevivência.

As novas pesquisas e descobertas no campo da Biotecnologia caminham com rapidez e com crescente carga de responsabilidade, ocupando cada vez mais espaço perante nossa sociedade, ressaltando a relação entre a facticidade e as estratégias do poder. Entre as maiores e melhores pesquisas e descobertas deve-se incluir as patentes biológicas que estão iniciando um novo ciclo que além de priorizar os limites éticos, estabelece uma nova visão entre a vida humana e a exploração econômica.

A Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), tem ajudado e muito para a melhor compreensão no assunto, entendendo que a biotecnologia é toda a tecnologia que utiliza sistemas biológicos e organismos vivos ou até mesmo seus derivados para a criação ou modificação de produtos ou processos para usos específicos. No entanto, atualmente alguns estudiosos da área já conseguem encontrar dois tipos de biotecnologia: a tradicional e a moderna.

A biotecnologia tradicional foi aquela estudada a dez anos atrás, que também trouxe suas novidades e surpreendeu a humanidade, mais o destaque atual é a biotecnologia moderna vista como a fusão de resultados das técnicas da engenharia genética, em síntese seria, o estudo complexo das moléculas que diante de combinações genéticas, geram os organismos vivos modificados (OVMs), sendo sua pioneira previsão internacional o Protocolo de Cartagena.

Hoje enfrenta-se a evolução da engenharia genética que surpreende com seus avanços, criando novidades e superando obstáculos que em sessenta anos atrás nem mesmo se podia imaginar, e tão pouco se cogitava a possibilidade de delimitar o universo de benefícios e prejuízos, gerando dúvidas e incertezas a nossa sociedade que tem apresentado discussões no campo ético, jurídico, ecológico e sociológico, considerando a invasão da ciência em nossa sociedade com uma velocidade alucinante.

A Biotecnologia Moderna vem sendo muito significativa na questão do patenteamento de matéria viva, vindo a tomar corpo com os anúncios do sequenciamento do genoma humano, visto que é através do conhecimento do código genético que pretende-se revolucionar a ciência nos próximos anos. São muitas as informações obtidas com a determinação da seqüência do genoma humano, como por exemplo, a evolução dos diagnósticos de doenças a partir de amostras de ácido desoxirribonucléico, bem como diante do notável desenvolvimento de medicamentos e também terapias para combater danos sofridos a humanidade.

Os estudos pioneiros sobre a biotecnologia apresentavam técnicas rudimentares como às de fermentação, que isolavam e usavam os microorganismos, sem o conhecimento de sua existência, e obtinham o pão, o vinho, a cerveja e diversos derivados do leite. Com a evolução desta biotecnologia tradicional de antigamente, iniciava-se a possibilidade de manipulação dos seres vivos, chamando atenção das pessoas para um futuro com soluções geneticamente possíveis, visíveis a partir da última década do século XX, onde percebe-se um maior interesse sobre a propriedade intelectual dos materiais genéticos e seus mecanismos que podem trazer resultados satisfatórios para toda a sociedade.

A evolução da biotecnologia fez as pessoas perceberem que se inicia uma nova esfera de importância humana, destacando a busca pelas múltiplas inovações relativas aos processos e formas de vida. Em verdade, atualmente a biotecnologia invadiu os organismos viventes (animais, plantas e microorganismos e outro material biológico) e seus subgrupos celulares, para trabalhar a matéria viva e obter dela um resultado útil, para fabricação ou modificação de produtos que implicam em melhorias na qualidade de vida do ser humano, otimizando de uma maneira racional a forma como se interagem com a natureza de modo a suprirem as necessidades de sobrevivência.

São muitos os setores que atingem o desenvolvimento através da biotecnologia, como: os produtos farmacêuticos, o cultivo animal, a agricultura, os produtos químicos especiais e até mesmo aplicações ao meio ambiente, desta forma começa o desenvolvimento de um fluxo espetacular de produtos em diferentes áreas de interesse para o homem; diante disto podemos enumerar vários exemplos genéricos, como: a) na área da saúde humana e animal: têm-se desenvolvido vacinas, reativos para diagnósticos e fármacos; b) na área de produção vegetal, são desenvolvidas plantas com resistência a pestes ao calor ou bem plantas com novas proteínas aptas para uma melhor nutrição humana e animal; c) na área da produção animal, com o desenvolvimento de animais híbridos e transgênicos; d) na área de tratamento de efluentes urbanos e industriais, donde através da utilização de novos microorganismos se logra a contaminação de redes fluviais.

A idéia que deve persistir para que um maior avanço da matéria possa surgir é no que se refere ao crescimento normativo, tendo em vista que existem muitas lacunas no amparo legal que dificultam o fortalecimento da biotecnologia e ao mesmo tempo impedem inovações, fazendo com que a sociedade na sua insaciável busca de crescimento pratique atos em contrariedade com a previsão legal.

A humanidade visa à expectativa de futuro, as dúvidas do presente e as irregularidades do passado, sendo importante ressaltar que a humanidade vivência, em diversos setores da vida social, cientifica e política, novas situações, problemas, indefinições e soluções que têm a genética como pano de fundo ou, pelo menos, como parte integrante de muitos cenários decisivos.

Vanessa Iacomini é mestranda em Direito Econômico e Social pela PUCPR, Especialista em Direito Civil e Empresarial pela PUCPR, membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Internacional ABDI. Professora de Biodireito.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo