78 empregados em trabalho escravo são esgatados no Maranhão

Setenta e oito trabalhadores em situação de trabalho escravo foram resgatados em duas fazendas do Maranhão, segundo informações da Agência Brasil. As pessoas foram encontradas nas fazendas Canaã, situada no município de Bom Jardim, e a Mirabela 2, que fica na estrada que liga os municípios de Santa Luzia do Tide e Alto Alegre do Pindaré.

Segundo o coordenador do Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo da DRT de Maranhão, Carlos Henrique da Silveira Oliveira na fazenda Canaã foram resgatados 32 trabalhadores. "As condições do alojamento dos empregados, onde eles dormiam, eram muito precárias. Havia muitos animais dentro do alojamento: galinha, porcos, cachorro", afirmou em entrevista à Agência Brasil.

Já na outra fazenda, a Mirabela II, foram resgatados 46 trabalhadores em situação de trabalho escravo, sendo que 12 dormiam em um curral. Os outros trabalhadores dormiam em um barraco de madeira, sem instalações sanitárias. Entre os empregados em situação de trabalho escravo, foram encontrados dois jovens de 15 anos.

Nas duas fazendas, os proprietários pagaram indenizações aos trabalhadores em torno de R$ 40 mil, além de assinar termo de ajustamento de conduta, se comprometendo a não contratar mais empregados nessas condições. Essa foi a primeira operação de 2007 do Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo da DRT do Maranhão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo