A Secretária de Administração Penitenciária informou ontem (04) que 974 – ou 6,81% – presos beneficiados com o indulto de Natal e ano-novo não retornaram para as unidades prisionais do Estado de São Paulo. Ao todo, 14.323 presos foram liberados para passar os feriados com as famílias.

continua após a publicidade

Apesar de quase mil presos estarem agora foragidos, o índice de retorno é o maior registrado desde as últimas saídas de Natal e ano-novo no Sistema Prisional Paulista. Nos feriados de fim de ano de 2005, 91,08% dos beneficiados regressaram às unidades e, em 2004, levando-se em consideração apenas o Natal, 91,96% dos presos voltaram.

O balanço divulgado hoje não incluí ainda os dados das três unidades da região de Marília, interior de São Paulo. Lá, a Justiça autorizou a saída de 395 presos e eles deveriam voltar até as 18 horas de hoje.

O preso que não respeita o prazo da saída temporária passa a ser considerado foragido e perde o benefício do regime semi-aberto. Se recapturado, ele é encaminhado para o regime fechado.

continua após a publicidade