Mais da metade (55%) dos adultos e idosos atendidos nas Unidades de Saúde municipais de Curitiba têm peso acima do ideal. Nessa faixa etária – acima dos 20 anos -, as 108 Unidades de Saúde do município atendem, em média, 34 mil pessoas por mês. O sobrepeso, na maioria das vezes causado por maus hábitos alimentares, está relacionado a doenças como diabetes e hipertensão arterial, que aumentam a demanda nos serviços de saúde. Para incentivar a população a se alimentar de maneira mais saudável a Prefeitura de Curitiba lançou em abril uma campanha de Educação Alimentar, a "Saúde na Mesa", que está sendo veiculada pelas principais emissoras de rádio da cidade.

continua após a publicidade

Um estudo do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) da Secretaria Municipal da Saúde mostra que 21,9% dos adultos e idosos apresentam obesidade com prevalência de hipertensão arterial e diabetes tipo 2. "A prevenção começa pelo prato. Comer bem não é investir em quantidade, mas sim em qualidade, e este é o conceito que o poder público deve levar ao cidadão", diz o secretário Municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara, que está coordenando a campanha.

No ano passado, uma pesquisa feita por nutricionistas nas duas maiores feiras livres da cidade, no Juvevê e região Central, mostrou que 63% das pessoas entrevistadas, a maioria acima de 50 anos de idade, estavam acima do peso ideal. "O público é diferente dos que freqüentam as unidades de saúde, mas o problema é o mesmo, o que prova que obesidade e sobrepeso são preocupação de todos", afirma Ortigara.

Na pesquisa com o público das feiras, metade dos entrevistados afirmou consumir com freqüência produtos industrializados, com altos teores de sódio, gordura trans e saturada e açúcar refinado. O índice de consumo de bolachas recheadas, por exemplo, é de 55%. No caso de embutidos, o consumo chega a 56%; refrigerantes, 54%, temperos prontos, 53% e enlatados ,53%.

continua após a publicidade

Para incentivar entre a população o consumo de alimentos mais saudáveis como frutas e hortaliças, a campanha veiculada nas rádios trata de temas selecionados por uma equipe de nutricionistas da Secretaria do Abastecimento. Foram selecionados 10 temas com informações e dicas de nutrição, higiene, economia doméstica, e preparo de alimentos, com incentivo ao consumo de frutas, verduras e legumes e divulgação das feiras livres da cidade, entre outros assuntos. Os mesmos temas também são tratados de forma prática e teórica nos cursos oferecidos pela Prefeitura nas nove regionais da cidade.