Notícias

4 dicas para montar a lista de convidados para o casamento

Algumas estratégias facilitam a escolha de quem estará no casamento (Imagem: UfaBizPhoto | Shutterstock)

Os casamentos intimistas estão cada vez mais em alta entre os casais, que optam por listas de convidados menores e, principalmente, ambientes mais aconchegantes, com o intuito de oferecer experiências inesquecíveis e se conectar com familiares e amigos presentes. No entanto, não é sempre que a escolha agrada todo mundo, principalmente quando um parente ou outro não é convidado.

Pensando nisso, Paula Raimo, sócia do Casar.com, plataforma de sites e listas de casamento, dá algumas dicas de como escolher quem estará na lista de casamento. Confira!

1. Determine o número máximo de convidados

Inicialmente, tenha em mente o tamanho da sua lista de casamento. Lembrando que ela dependerá exclusivamente do seu orçamento, bem como do espaço onde o evento acontecerá.

2. Anote os nomes dos convidados

Liste todas as pessoas que vocês desejam convidar para a celebração, como pais, irmãos, tios e tias, primos e primas, avós, amigos, entre outros. Caso o número esteja dentro do contratado, perfeito. Se não, será necessário estabelecer uma diretriz para quem não pode faltar, a exemplo de quem estava ao lado do casal desde o início do relacionamento, pessoas que são extremamente importantes na história de ambos, familiares próximos com quem vocês mantêm contato, grandes amizades etc.

Imagem com um buffet de casamento
Combinar as regras do buffet com a lista de casamento é fundamental para evitar problemas (Imagem: ProWeddingStudio | Shutterstock)

3. Entenda as regras do buffet

No caso das crianças, por exemplo, é essencial entrar em contato com o buffet e confirmar se é cobrada ou não a taxa de crianças e, se sim, a partir de qual idade. Isso facilitará na hora de finalizar a lista deste grande dia.

4. Faça mais de uma lista de convidados

Caso vocês ainda estejam em dúvida, é possível elaborar duas listas. Isto é, uma que inclui todos os possíveis convidados e outra que contemplará apenas as pessoas essenciais para esse momento, facilitando retirar alguém da lista, caso necessário. Também é possível solicitar uma confirmação de presença.

“É fundamental ter, ao lado do casal, neste momento especial e único, quem eles possuem mais conexão. Logo, não importa se são poucas ou muitas pessoas, a decisão é totalmente deles. E lembre-se: essa lista não é um bicho de sete cabeças. Portanto, tenham calma”, conclui Paula Raimo.

Por Beatriz Magalhães