Mais de 3 mil brasileiros que interromperam seus estudos no Brasil para trabalhar no Japão ? os chamados dekasseguis ? farão exames supletivos de ensino fundamental e médio nos dias 8 e 9 de novembro. Desde que foi iniciado, em 1999, as provas no Japão são organizadas pela Secretaria da Educação do Paraná.
O número de inscritos é recorde: 3.209 pessoas, quatro vezes mais do que no primeiro exame. As inscrições foram realizadas pela internet. Apenas duas foram feitas no Consulado Geral em Tóquio.
“O aumento do interesse pelo exame deve-se, sobretudo, à valorização que essa comunidade dá à educação e também ao desejo que os dekasseguis têm em manter vínculos com a cultura brasileira”, afirma Regina Célia Alegro, chefe do Departamento de Ensino de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação. “Depois de passar um período no Japão, eles geralmente querem voltar ao Brasil e recomeçar a vida e sabem o quanto a educação é importante”, acrescenta.
As provas serão realizadas em quatro locais diferentes: na Universidade Aichi Gakuin, no campus de Nishin, na província de Aichi; na Universidade de Artes e Cultura de Shizuoka, na província de Shizuoka; na Kanto Gakuen University, na província de Gunma; e no Centro Internacional da Jica, na província de Kanagawa. Os locais de prova foram divulgados através da imprensa local em língua portuguesa, na embaixada do Brasil em Tóquio, nos Consulados Gerais em Tóquio e Nagóia e nas páginas eletrônicas www.pr.gov.br/deja e www.brasemb.or.jp, onde estão disponíveis, inclusive, mapas que orientam sobre os acessos mais fáceis aos locais de prova.
Os candidatos devem comparecer ao local do exame com, no mínimo, 15 minutos de antecedência em relação ao horário previsto para o início das provas, munidos de cédula de identidade e/ou passaporte, comprovante de inscrição, caneta esferográfica de cor azul e comprovante do depósito bancário da inscrição.
Iniciativa ? O Departamento de Ensino de Jovens e Adultos da secretaria é responsável pela organização dos exames supletivos públicos no Japão. A iniciativa é resultado de acordo entre o Ministério da Educação, a Embaixada do Brasil no Japão e a Secretaria da Educação do Paraná.
Através dos exames, os dekasseguis podem concluir o ensino básico naquele país, obtendo um diploma válido no Brasil. O reconhecimento dos estudos permite, inclusive, a participação em processos seletivos para ingresso em cursos superiores em instituições brasileiras. Atualmente, há mais de 200 mil brasileiros trabalhando no Japão.
A idade mínima para participar dos exames é de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o ensino médio. As provas vão avaliar as competências e habilidades dos alunos de acordo com os parâmetros curriculares nacionais.
A Secretaria da Educação do Paraná enviará as notas dos exames à Embaixada do Brasil em Tóquio no dia 28 de fevereiro de 2003. O resultado também será divulgado na página www.pr.gov.br/deja.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna