190 melhorará atendimento à população

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná apresentou, durante a reunião da operação ?Mãos Limpas? desta segunda-feira (24), o projeto de modernização e ampliação do atendimento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que a partir de janeiro poderá atender todos os telefonemas da população, com pouco tempo de espera. ?O Governo do Paraná está melhorando todo o sistema de segurança pública?, disse o governador Roberto Requião, durante a reunião.

O Ciosp é o sistema de atendimento telefônico pelo número de emergência 190, realizado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Civil, Siate e Guarda Municipal para atender às chamadas urgentes da população. ?Para que melhorássemos o atendimento à população, precisávamos aumentar o número de atendentes e modernizar todo o sistema de comunicação com as viaturas. Estas medidas já estão sendo providenciadas e pretendemos, até janeiro do ano que vem, estar em perfeitas condições de servir a população?, explicou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari.

No dia 20 deste mês foram abertas as inscrições para a contratação de 205 novos atendentes para o Ciosp. Os selecionados deverão trabalhar apenas em atividades administrativas como atendimento telefônico à população e liberação de policiais de acordo com os chamados feitos para o número 190. As funções de telefonista ou operador de rádio exigem conhecimento da atividade operacional da polícia para poder conseguir distinguir uma situação da outra e determinar a gravidade de cada chamado.

?Essas funções não envolvem o exercício do poder de polícia, por isso não é necessário que sejam policiais, mas exigem conhecimento técnico-específico e experiência operacional?, explicou o coordenador do Ciosp, Benedito Facini. Qualquer pessoa pode concorrer às vagas. São 130 para Curitiba e outras 75 para Londrina.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo