A credibilidade da população do Paraná aliada ao trabalho policial no combate e prevenção às drogas por meio do serviço 181-Narcodenúncia, vem aumentado as apreensões de entorpecentes e reduzindo a demanda dessas substâncias. Com isso, a coordenação do programa obteve informações de profissionais da área médica que maior número de usuários, principalmente jovens, vem procurando auxílio para tratamento e reabilitação da dependência química.
?Não há dados registrados sobre esse quadro, até por uma questão ética, mas médicos, terapeutas e profissionais da área, comentam que cresce sensivelmente o número de pacientes para tratamento da dependência de drogas?, revelou o tenente-coronel Jorge Costa Filho, responsável pelo Narcodenúncia. As informações repassadas pelas denúncias são investigadas pelas polícias Militar, Civil e Federal.
Para o secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, essa tendência se reforça quando há divulgação do 181. ?A partir do momento em que os veículos de comunicação de massa mostram a seriedade e eficiência do programa, a população participa efetivamente. Todas as denúncias são investigadas e o sigilo é mantido com rigor?, assegurou Parzianello.
A Coordenadoria Estadual Antidrogas (Cead), da Secretaria, desenvolve uma série de projetos voltados à prevenção de uso de drogas lícitas e ilícitas, com finalidade de dar acesso à população sobre os riscos e também, da possibilidade do tratamento. A psicóloga Cleuza Canan, coordenadora do órgão, especialista em dependência química, alerta que a Cead oferece a orientação às pessoas que necessitem de tratamento. ?Realizamos programas que visam a mudança de comportamento perante a oferta indiscriminada de drogas. Porém, a coordenadoria coloca seus funcionários a disposição para orientar qualquer cidadão que queira se tratar, sugerindo entidades e profissionais?, enfatizou Cleuza. Informações a respeito, podem ser obtidas no telefone (41) 221-7273.
Balanço
De acordo com a coordenação do Narcodenúncia, só em abril foram apreendidos nove quilos de cocaína, 8.053 pedras de crack e 6.754 quilos de maconha. Foram presas 374 pessoas. Desde sua criação, no governo Roberto Requião, em 16 de junho até o último dia 30, foram realizados 33.429 atendimentos, sendo que 2.989 casos já estão solucionados e 7.449 prosseguem em investigação.
Em abril, todos os veículos oficiais da Secretaria e Polícia Militar, receberam adesivos que divulgam o número 181. Também foi assinado acordo com a Secretaria dos Transportes e Departamento de Estradas e Rodagem para divulgação do programa, por meio de cartazes, afixados em todos os ônibus das linhas intermunicipais e metropolitanos, assim como nos terminais rodoviários de todo Estado.