Cerca de 15 mil estudantes de baixa renda já fizeram o cadastro do passe escolar desde 23 de janeiro, quando começou o atendimento nas nove Ruas da Cidadania e administrações regionais de Curitiba. O atendimento descentralizado vai até o próximo dia 24. Depois disso, o cadastro voltará a ser feito apenas na Rodoferroviária.
Segundo a Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo, o número está dentro da expectativa. Nos meses de fevereiro e março do ano passado, foram 12 mil cadastrados. Ao longo dos meses seguintes novos estudantes procuram o benefício. Em dezembro do ano passado, o total de alunos cadastrados chegou a 20,5 mil.
A meia-tarifa é concedida a alunos que morem e estudem em Curitiba, com renda familiar máxima entre R$ 900 a R$ 1,5 mil conforme o número de irmãos. As regras de concessão do benefício permitem que alunos de qualquer série da rede municipal, estadual, federal e mesmo particular paguem meia-tarifa, desde que comprovem a condição de baixa renda e a distância mínima de dez quadras ou um quilômetro entre a casa e a escola. Todas as informações sobre o passe escolar estão disponíveis na página da prefeitura na internet (www.curitiba.pr.gov.br).