O censo 2000, realizado pelo IBGE, mostra que 14% da população brasileira, o que corresponde a 24 milhões de pessoas, é portadora de algum tipo de deficiência física ou mental. Destas, 1,3 milhão de pessoas estão no Paraná. Os números foram divulgados pela Federação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), que promove, até o próximo dia 28, a Semana Nacional do Excepcional.
Uma série de atividades, como palestras, passeios, gincanas e apresentações de cinema e teatro, está sendo promovida em diversas instituições de educação especial do País, envolvendo deficientes, família e comunidade em geral, para conscientizar a população sobre os direitos sociais dos excepcionais. No Paraná, existem cerca de trezentas instituições filiadas à Federação, sendo cerca de 60 na capital.
Segundo a coordenadora da Federação, Marli Rosa Müller, ainda existe uma série de preconceitos que giram em torno das pessoas excepcionais. O principal deles diz respeito ao mercado de trabalho: o empresariado brasileiro parece ainda não ter se conscientizado que os portadores de necessidades especiais têm uma série de qualidades e capacidades
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna