O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participa nesta sexta-feira (28) do lançamento do XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, em Curitiba ? que será promovido pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), com apoio do governo do Estado, em novembro.
?É a primeira vez que o Paraná vai sediar um evento nacional na área dos recursos hídricos subterrâneos?, disse Rasca. Segundo ele, a escolha se deve à importância que o Governo vem dando aos Aqüíferos paranaenses e ainda por dar prioridade à implantação do plano estadual de recursos hídricos.
A proposta é mobilizar as entidades participantes do congresso brasileiro, em que serão apresentadas experiências técnico-científicas na gestão dos aqüíferos nacionais. Mais de dois mil especialistas e gestores públicos de recursos hídricos são esperados no evento, onde serão apresentados cerca de 300 trabalhos técnicos.
Congresso
O Paraná vai contribuir com apresentação de suas ações de proteção e conservação dos recursos subterrâneos como, por exemplo, o projeto de reflorestamento dos pontos de recarga do Aqüífero Guarani – feito pelo programa Mata Ciliar – e as informações já reunidas pelo grupo de trabalho que elabora ações voltadas ao aproveitamento sustentável deste reservatório.
?O grupo foi criado para ampliar os conhecimentos hidrogeológicos sobre o Aqüífero, identificando suas potencialidades e necessidades, e permitir o planejamento da gestão e uso sustentável deste manancial?, explicou Rasca. Com relação a outros aqüíferos que ocorrem no Paraná, Rasca citou também a importância dos reservatórios Karst, Serra Geral e Cauiá, que abastecem grande parte da população paranaense.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas no Estado, Everton de Souza, o Paraná é um dos Estados mais avançados na gestão dos recursos hídricos subterrâneos. ?O Governo do Paraná vem trabalhando ativamente em ações para o aproveitamento sustentável e ampliação do conhecimento hidrogeológico sobre o reservatório Guarani, o que o torna um dos estados mais desenvolvidos nesta área?, destacou Everton.
O Paraná será representado no encontro nacional pela Secretaria do Meio Ambiente, Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) e Instituto Ambiental do Paraná, Sanepar e Mineropar, além de outras secretarias de Estado.
Segundo o presidente da ABAS no Paraná, o tema do congresso este ano será ?Água Subterrânea para a Sociedade ? Saúde, Irrigação e Desenvolvimento?. Paralelamente ao congresso também será realizada a I Feira Nacional de Águas (Fenagua), onde 80 estandes ocupados por empresas e instituições irão apresentar seus trabalhos e equipamentos para a gestão de recursos hídricos subterrâneos.