A estratégia de segurança para o carnaval no litoral do Paraná já está montada e foi anunciada na manhã desta quinta-feira (15), em Matinhos. A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros vão colocar 1.500 homens durante o feriado prolongado nas praias. Além disso, está programado reforço no policiamento com as equipes especializadas do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Regimento de Polícia Montada e Companhia de Polícia de Choque da Polícia Militar, e Cope (Centro de Operações Policiais Especiais), Divisão de Narcóticos e Divisão de Crimes contra o Patrimônio, estes últimos da Polícia Civil.
De acordo com o tenente-coronel Ronaldo Antônio Maciel de Oliveira, comandante da Polícia Militar na Operação Viva o Verão, a ordem é colocar todos os policiais nas ruas para garantir tranqüilidade às famílias. ?Vamos trabalhar com 100% do efetivo e realizar diversas operações policiais. Da mesma forma, vamos estar de prontidão conforme as programações dos municípios?, afirmou. Nos dias de bailes carnavalescos e saídas de trios elétricos, blocos e desfiles de escolas o reforço vai ser feito conforme os horários definidos pelas prefeituras.
Delegacias
Pela Polícia Civil, além da atuação de forma conjunta nas operações, o delegado Valmir Soccio, coordenador da Operação Viva o Verão, está reforçando o efetivo nas delegacias. Essa medida, segundo ele, vai fazer com que o policial que tenha que encaminhar algum preso ou realizar algum procedimento demore somente o mínimo necessário para essa tarefa. ?Com mais gente trabalhando nas delegacias os policiais fazem os flagrantes mais rapidamente e são liberados para voltar às ruas e dar seqüência ao policiamento ostensivo e preventivo?, destacou Soccio. Conforme o delegado, esse reforço vai ser feito em todas as delegacias do litoral.
O Corpo de Bombeiros vai estar atuando de forma a prevenir a ocorrência de afogamentos. Para isso, de acordo com o major Edemilson de Barros, vão estar ativados 94 postos de guarda-vidas em toda a orla paranaense. ?Além disso, vamos intensificar as rondas entre postos conforme a necessidade, levando em conta o número de banhistas?, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros no litoral. Para evitar que sejam registradas mortes nesse período, os bombeiros vão distribuir folhetos de orientação aos veranistas. Também vão ser distribuídas pulseiras de identificação para crianças para que possam ser localizados mais facilmente os pais ou responsáveis caso elas se percam.
Na Ilha do Mel, o policiamento ostensivo fica à cargo do Batalhão de Polícia Ambiental. Conforme o capitão César Lestechen Medeiros, o trabalho desenvolvido vai receber reforço de cães da Companhia de Polícia de Choque para descobrir entorpecentes. ?Vamos fazer operações separadamente e em conjunto com a Polícia Civil para combater não só o tráfico e uso de drogas como outros tipos de crime?, avisou. Essas operações vão ser realizadas tanto no terminal de embarque em Pontal do Sul, como também no desembarque em Encantadas e Nova Brasília. Outra frente de atuação do batalhão é o combate aos crimes ambientais, cujas denúncias são recebidas pelo telefone 0800-643-0304.
Estradas
Por sua vez, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) vai atuar nas estradas para garantir uma viagem tranqüila a quem descer para o litoral e também no retorno. Os policiais vão estar nas estradas realizando operações preventivas, com o uso de radar fotográfico para coibir o excesso de velocidade e ainda ações de fiscalização. ?Nossa intenção é evitar acidentes, principalmente os resultam em mortes?, disse o comandante da companhia do BPRv que atua no litoral, capitão Adilson da Silva. Em qualquer emergência durante a viagem, o motorista pode fazer contato com o batalhão através do telefone 198.