As pedras e a mística da ilha grega de Evia são inspiração para a exposição que Carlos Eduardo Zimmermann abre nesta segunda-feira. O evento, numa realização do Espaço Brasil Telecom, compreende também uma palestra informal do pintor com o tema Criatividade e Artes Visuais – Ponto de Convergência e exibição dos vídeos Zimmermann: O Criador de Atmosferas e Zimmermann: O Objetivo e sua Aura.
A exposição Grécia: O Processo inicia-se com uma caixa, denominada pelo artista de “caderno de viagem” onde há fotos, desenhos, pequenos esboços de pintura, mapas, lembranças, cédulas, moedas, folhas de árvores, areia e conchas do mar da Grécia. É o expor lembranças, recordações e um pouco do tempo que o artista passou na Grécia.
Depois, o visitante irá se deparar com cinco grandes telas – Lar, Alma, Psyché, Esperança e O Guerreiro – e duas gravuras, batizadas por Rendição, que ganharam sete versões em pintura.
Da mostra constam ainda seis pequenas caixas que apresentam paisagens da Ilha de Evia feitas em aquarela, colagem e acrílica sobre papel. Para o curador Luiz Arthur Montes Ribeiro, Zimmermann, com o melhor de sua técnica, “propõe um trabalho iluminado, ativo e com sua marca: o pincelar”.
“O que me levou a este pequeno vilarejo ao norte da Ilha de Evia, na Grécia, foi a necessidade de explorar a recorrência, durante todos esses anos, de certos temas: as necessidades espirituais das pessoas, o tempo e o espaço necessários para que este processo floresça; o surgimento do artista como indivíduo com todo o seu universo físico e psíquico; a intenção de executar obras que valorizem de novo a imaginação, os sentimentos individuais, o inconsciente e o misterioso”, diz o artista.
***
Vernissage nesta segunda dia 14, no Espaço Cultural Brasil Telecom (Av. Manoel Ribas, 115), às 20h. Palestra às 18h30. Visitação até 14 de novembro, de segunda a sexta.