Autora de 31 livros que venderam mais de seis milhões de exemplares, Zibia Gasparetto, 81 anos, garante que o sucesso das suas obras está no que elas representam.
?Quando alguém compra um livro leva junto uma energia boa, e aí está a diferença?, afirma. Zibia estará hoje em Curitiba para um bate-papo com leitores e para comentar sobre seu último trabalho Onde está Teresa?.
Estudiosa do espiritualismo, Zibia tem a grande maioria das suas obras pautadas em romances mediúnicos, com nuances de suspense. O único que foge a regra é o Conversando Contigo!, lançado em 1997, e que reúne material de quatro anos quando Zibia foi colaboradora da revista Contigo. As demais obras, ela garante que são psicografados sob a inspiração de espíritos, como o Lucius – ela trabalha três dias por semana e escreve vários livros ao mesmo tempo. E o formato deu tão certo que hoje Zibia possui até uma editora, Vida & Consciência, que além de editar seus livros lança obras de outros autores que seguem a mesma linha da espiritualidade.
Para a escritora, que garante que nunca fez publicidade do seu trabalho, as obras têm tanta repercussão porque muitas pessoas se identificam com as histórias e personagens, e isso acaba gerando inclusive mudanças de postura. ?Isso é a força da espiritualidade. São idéias que eu divulgo, que fizeram tão bem para mim que eu passo adiante?, garante Zibia, que afirma não conhecer o perfil dos seus leitores. ?O público não é selecionado, são de todas as classes e idades?. Entre os sucessos de venda da autora estão Laços eternos, que vendeu 590 mil exemplares, O amor venceu, que atingiu 420 mil e Ninguém é de ninguém, com a marca de 340 mil.
Quando o assunto é religiosidade, Zibia Gasparetto logo afirma que espiritismo não é religião, e sim algo natural da vida. ?Eu sou espiritualista por experiência. Acredito na vida após a morte, na comunicação com os espíritos e na eternidade do espírito?, falou. Zibia, que já foi dirigente de um centro espírita por diversos anos, diz que respeita os espíritas mais ortodoxos que seguem a doutrina como religião, mas defende que Allan Kardec, fundador do espiritismo, era um estudioso e queria que todos continuassem estudando. ?Eu trabalho com espíritos que têm mentalidade aberta, e apesar de respeitar os ortodoxos, fujo do fanatismo e de seitas?, polemizou.
O novo livro
Por que Teresa, que saiu de casa para viajar pela Europa com uma amiga, nunca chegou lá? Seus filhos, marido e empregados se preocupam com o seu paradeiro e com o que teria acontecido a ela. Um crime… Um homem e uma mulher assassinados… Um corpo sem identificação… Tráfico de drogas… Bandidos… Policiais e investigadores do Rio de Janeiro e de São Paulo se movimentam para desvendar o misterioso crime. Seria Teresa essa mulher? Uma história emocionante que fará você se perguntar: Onde está Teresa?
Serviço
Zibia Gasparetto estará hoje às 19h30 na Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigüi.