Zélia Gattai recebe homenagem da Itália por vida e obra

Brasília – A escritora Zélia Gattai, 92 anos, filha de imigrantes italianos e viúva do escritor baiano Jorge Amado, foi contemplada neste domingo, em Salvador, com o prêmio "Grande Ufficiale dell’Ordine della Stella della solidarietà Italiana", um importante reconhecimento da Itália ao trabalho e história da escritora.

A homenagem, em nome do Presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, foi feita pelo embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, em razão dos méritos literários de Gattai e pela "orgulhosa defesa de suas raízes italianas".

Ao entregar o prêmio de "Grande Oficial", o embaixador Valensise lembrou o perfil humano e literário da escritora, descrevendo-a como "testemunha e protagonista dos maiores eventos literários e culturais no Brasil ao longo da segunda metade do último século; uma mulher dotada de forte poder de convencimento, de grande tolerância e de sutil ironia".

O embaixador destacou particularmente a proximidade de Zélia com suas origens italianas e com a própria língua italiana.

A escritora, ainda em recuperação de uma recente intervenção cirúrgica, mostrou-se bastante comovida pelo reconhecimento recebido da Itália. Gattai falou sobre o seu período de infância e sobre os longos anos em "refúgio" com o escritor baiano.

"[Jorge Amado] foi uma estrela por toda minha vida; agora estou muito contente, porque de lá de cima me mandou essa belíssima estrela italiana, que levarei com orgulho, e pela qual agradeço de coração ao presidente [Giorgio] Napolitano".

A cerimônia ocorreu na casa de Zélia Gattai, onde viveu por várias décadas com Jorge Amado, e teve a presença de várias personalidades da arte e da literatura brasileiras.

A escritora, nascida na cidade de São Paulo em 1916, é conhecida por livros como "Anarquistas, graças a deus" (1979), "Um chapéu para viagem" (1982) e "Città di Roma" (2000), traduzidos a várias línguas e também ao italiano, e dedicados, em parte, à história da imigração italiana no Brasil e à vida passada ao lado de Jorge Amado.

Desde 2001, Gattai faz parte da Academia Brasileira de Letras.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo