O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro sobe ao palco do Teatro Guaíra amanhã onde apresenta o show Concerto, que faz parte da turnê de lançamento do novo álbum de mesmo nome.

continua após a publicidade

Concerto é um espetáculo em formato de recital, em que Baleiro é acompanhado de apenas dois músicos que se revezam em vários instrumentos: Swami Jr., violonista de formação mais clássica e emepebista, e Tuco Marcondes, músico de pegada mais rock’n’roll, que integrou quase todas as bandas e turnês do artista.

A capital paranaense será a primeira do sul do País a receber o novo show de Zeca Baleiro, que depois segue para Florianópolis e Porto Alegre. No repertório, canções autorais inéditas como A depender de mim e Mais um dia cinza em São Paulo, além de muitas releituras de autores diversos, como Camisa de Vênus, Cartola, Noel Rosa e Foo Fighters. Baleiro acredita que as releituras não revolucionam de fato o seu jeito de produzir música, mas admite que elas são um atrativo a mais no repertório. “É sempre bom cantar outros autores, te traz um novo olhar para a criação musical e um descanso de você próprio”, diz.

Para Baleiro, o espetáculo acompanhado por apenas dois músicos torna a apresentação singular. “A idéia principal do show era justamente essa, juntar dois músicos com afinidades, mas de origens musicais diferentes. Por isso escolhi Swami Jr., mais emepebista, e Tuco Marcondes, mais rock’n’roll. Deu uma mistura interessante”, completa.

continua após a publicidade

Concerto foi gravado ao vivo em março de 2010, em São Paulo, depois de um pequeno “test-drive” em Belém e Recife, em julho de 2009, e de permanecer em cartaz no Teatro Fecap, em São Paulo, por três semanas consecutivas, entre setembro e outubro.

Para Baleiro, o fato de o CD ser lançado pelo Saravá Discos (selo próprio do cantor) o torna especial, já que define a opção de Baleiro pela independência. “Mas também traz mais trabalho a reboque disso tudo (risos)”, brinca.

continua após a publicidade

A produção de Concerto conta com um toque de interatividade com o público, que teve direito de voto no repertório do disco. Das 20 canções apresentadas nos shows para gravação do CD, cada pessoa escolhia suas 14 prediletas numa cédula.

O voto também podia ser feito no site do artista (www.zecabaleiro.com.br), mas, neste caso, as pessoas só poderiam votar em cinco músicas. A escolha do público foi levada em consideração por Zeca Baleiro na hora de fechar o repertório. “Foi uma brincadeira interativa. Mas o voto final, como avisei antes, foi meu”, ponderou.

Serviço

Concerto, com Zeca Baleiro Amanhã, às 21h, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão). Ingressos: R$90, à venda na bilheteria do teatro.