Pouco após aposentar-se da alta costura, o estilista francês Yves Saint Laurent voltou ao mundo da moda para anunciar a criação de uma fundação no local onde funcionou seu ateliê. Num comunicado, Saint Laurent informou que a fundação já foi formada, dependendo apenas da autorização oficial para iniciar atividades de formação de novos estilistas.
Os milhares de croquis e vestidos guardados num depósito no norte de Paris serão transferidos para a sede na avenida Marceau. Ovilier Séguot, diretor geral da “maison”, declarou que a fundação terá como principais objetivos “a formação de novos criadores e o apoio a iniciativas culturais, sejam exposições, desfiles, concertos ou premiações”.
Saint Laurent, um dos mais respeitados estilistas do mundo, fechou seu ateliê a 31 de outubro, numa emotiva cerimônia que encerrou mais de quatro décadas de vanguarda nas coleções. As obras de reforma do prédio da avenida Marceau serão iniciadas nas próximas semanas e devem ser concluídas até o final do próximo ano, informaram os diretores da fundação.