Divulgação

Salles dirige com Coppola.

continua após a publicidade

O romance On the road – Pé na estrada, de Jack Kerouac, vai chegar ao cinema pelas mãos de Francis Ford Coppola e do brasileiro Walter Salles, diretor de Diários de motocicleta.

A produtora American Zoetrope, de Coppola, é dona dos direitos do livro para o cinema desde 1979. De acordo com o próprio Coppola, o livro já foi cortejado por vários diretores ao longo dos anos.

?On the road é inerentemente difícil de adaptar para a tela, e até agora não tínhamos encontrado a combinação certa de diretor e roteirista que pudesse lhe fazer justiça?, disse Coppola, que cuidará da produção executiva.

continua após a publicidade

A ?combinação certa? surgiu na forma do diretor Walter Salles e do roteirista José Rivera. Os dois já trabalharam juntos em Diários de motocicleta, de 2004, que relata o despertar político do guerrilheiro latino-americano Ernesto Che Guevara.

Walter Salles acaba de lançar seu primeiro filme rodado em inglês, Água negra, estrelado por Jennifer Connelly.

continua após a publicidade

Publicado em 1957, On the road teve papel fundamental na origem do movimento beat. O livro é narrado pelo mal disfarçado alter ego de Kerouac, Sal Paradise, que se inspira para pôr o pé na estrada e conhecer a América.

A história acompanha seus altos e baixos enquanto ele viaja de carona, anda de trem sem pagar passagem, conhece outros viajantes e luta para conseguir comer.

?On the road é um livro seminal que captou a voz de toda uma geração, com sua sede de viver, sua rejeição das verdades impostas e sua insatisfação com o status quo?, disse Salles. ?O livro é tão moderno hoje quanto foi quatro décadas atrás.?

A produção e a escolha do elenco estão previstas para começar em 2006.