O cineasta brasileiro Walter Lima Júnior será um dos professores da Escola Sul-Americana de Cinema e Televisão (CINETVPR). Ele começou esta semana a dar aulas de ?Direção de Atores ? I? para 15 alunos do curso do curso de Arte Dramática da Faculdade Estadual de Artes do Paraná (FAP). Criada no governo Roberto Requião com uma proposta de integração com a América Latina, a CINETVPR funciona no Parque Newton Freire Maia, em Curitiba.
Reconhecido internacionalmente e várias vezes premiado, Walter Lima Júnior já dirigiu vários filmes, documentários, minisséries e programas para a televisão. Natural de Niterói, Rio de Janeiro, onde nasceu em 1938, o cineasta possui uma extensa biografia. Foi redator e crítico dos jornais O Diário do Povo, Correio da Manhã e Tribuna da Imprensa. Com Glauber Rocha foi assistente de direção em ?Deus e o Diabo na Terra do Sol?.
Entre seus primeiros filmes estão ?Menino de Engenho?, adaptado do romance de José Lins do Rêgo; ?Brasil Ano 2000? (1969), época das chamadas obras metafóricas (AI-5, prisões, censura) e ?Na Boca da Noite?, da mesma época. Seguem os filmes ?A Lira do Delírio?, ?Joana Angélica?, ?Chico Rei?, ?Inocência?; ?Ele, o Boto?, com Edson Celulari e Carlos Alberto Ricelli; ?O Monge a Filha do Carrasco?, ?A Ostra e o Vento? e ?O Filho Predileto?.
Na TV, dirigiu as minisséries ?Capitães de Areia?, ?Meu marido?, ?Dossiê Chatô ? O Rei do Brasil?, ?Santo de Casa…?e os videoclipes ?Vai Passar?, ?Brejo da Cruz ? e ?Oração para a Libertação da África do Sul?. Como roteirista, elaborou ?Veja Esta Canção? (de Cacá Diegues) e ?Sonho Sem Fim? (de Lauro Escorel Filho). Montou ainda ?A Bolsa e a Vida? (de Bruno Barreto) e ?Matei Por Amor? (de Miguel Faria Jr). Dirigiu os documentários ?Arquitetura: Transformação do Espaço?, ?Conversa com Cascudo? e ?Em Cima da Terra?. Também foi assistente de direção de ?Marafa? (de Adolfo Celi, inacabado).