"Vozes do Deserto" (Record), de Nélida Piñon, e "50 Mandamentos do Marketing" (M. Books), de Francisco Madia, foram eleitos, respectivamente, os vencedores do "Livro do Ano – Ficção" e "Livro do Ano – Não-Ficção" do Prêmio Jabuti 2005, cuja cerimônia de premiação aconteceu ontem (20) à noite no Memorial da América Latina, em São Paulo.

continua após a publicidade

As duas obras foram escolhidas pelos associados de quatro entidades do setor editorial e livreiro: Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Associação Nacional de Livrarias (ANL) e Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). Nélida e Madia receberão, cada um, prêmio no valor de R$ 30 mil, o maior da história do Jabuti.

Em "Vozes do Deserto", Nélida Piñon revela a mulher oculta por trás do mito da mais famosa narradora da literatura oriental – Scherezade. O livro é resultado de um trabalho de cinco anos às voltas com a cultura árabe, lendo o Corão (livro sagrado dos muçulmanos) e estudando a história e a mitologia dos povos do Islã. Quarta mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e primeira a presidir a instituição, Nélida Piñon é uma referência na literatura brasileira. Autora de mais de uma dezena de livros, entre os quais "Sala de Armas", "A Casa da Paixão" e "A Roda do Vento", Nélida já foi agraciada com diversos prêmios internacionais, como o "Juan Rulfo" e o "Príncipe de Astúrias".

Tendo como ponto de partida o cinquentenário do marketing moderno – contado a partir do livro "The Practice of Management", de 1954, de Peter Drucker -, a obra "Os 50 Mandamentos do Marketing" oferece um panorama sintético e objetivo das melhores e piores práticas protagonizadas por empresas de todo o mundo. Todas essas experiências foram organizadas nos 50 mais importantes mandamentos do marketing, ilustrados com 250 casos históricos, grandes acertos e fracassos retumbantes de empresas, na sua maioria consagradas. Fundador e presidente da Academia Brasileira do Marketing, Madia atua na área há 38 anos e é autor dos livros "Datamarketing Behavior"; "Causos de Marketing"; "Os Axiomas do Marketing" e "Marketing Pleno".

continua após a publicidade

Na mesma noite foram contemplados os ganhadores das 17 categorias do Jabuti, entre os quais Victor Burton (vencedor da categoria Capa, por "Herdando uma Biblioteca"), Dora Ferreira da Silva (vencedora da categoria Poesia, por "Hídrias"), Alcione Araújo (vencedor da categoria Contos e Crônicas por "Urgente é a Vida"), Klester Cavalcanti (vencedor da categoria Reportagem e Biografia, por "Viúvas da Terra") e Angela Lago (vencedora da categoria Infantil por "Muito Capeta"). Ao todo 71 escritores, capistas, ilustradores, produtores e tradutores de 40 editoras foram premiados. Os vencedores de cada categoria receberam prêmio de R$ 1,5 mil.