Entre 2.686 inscritos, Ana
ficou entre os 24 finalistas.

continua após a publicidade

A cantora Ana Cascardo é a única representante do Sul do país classificada para o 8.º Prêmio Visa de Música Brasileira, concurso nacional que reconhece o talento dos principais artistas do Brasil. Professora de canto do Conservatório de MPB de Curitiba, Ana desenvolve sua carreira como profissional há quase 15 anos no Paraná. A intérprete participa da quarta eliminatória do prêmio, que acontece amanhã, no Espaço Promon, em São Paulo.

O repertório escolhido traz Doce de Coco, de Jacob do bandolim; Choro pro Zé, de Guinga; Soneto, de Chico Buarque; e Linha de Passe, do João Bosco e Aldir Blanc. No palco ela será acompanhada pelo pianista Fábio Cardoso e o percursionista Paulo Mendes.

Com um jeito simples e tímido que contrasta com sua vigorosa postura em cena, Ana Cascardo lembra que resolveu participar desta edição do Prêmio Visa de Música Brasileira quase que obrigada pelos amigos. Deu certo. Num universo de 2.686 inscrições de todo o País, Ana ficou entre os 24 finalistas que disputam o prêmio principal de R$ 110 mil e a gravação de um CD. O trabalho que foi enviado ao júri trazia diferentes facetas da cantora, que se mostrou ao mesmo tempo descontraída, suave e sensual.

continua após a publicidade

Para a primeira eliminatória Ana Cascardo manteve esse ecletismo e a seleção musical traz desde uma balada buarquiana até a pegada do samba de João Bosco, passando pela bela harmonia de um choro de Jacob e a eterna complexidade das composições do gênio Guinga. ?O repertório que estou levando para o Visa é muito para músicos. Para cada canção escolhida busquei um arranjo adequado à minha voz?, adianta.

Carreira

A trajetória de Ana Cascardo sempre esteve ligada à música. Ainda menina cantava com cinco irmãos (?Os Irmãos Cascardo?) em festas do interior de Minas Gerais. Nos anos 90s mudou-se para Santa Catarina decidida a mudar de vida. Fez Estudos Sociais, passou a dar aula numa escola primária e… não agüentou. Voltou a cantar. Recomeçou profissionalmente na Orquestra de Baile Volare, com 15 pessoas em palco. Com a orquestra viajou para o Paraná, chegou em Curitiba e conheceu todos os clubes da cidade. Resolveu ficar.

continua após a publicidade

Hoje Ana Cascardo é professora de canto do Conservatório de Música Brasileira de Curitiba, trabalha em estúdio com jingles, dublagem e locução e tem participado como cantora e diretora vocal de alguns CDs de artistas paranaenses.

Analisando o momento atual ela acredita que sua disciplina com o canto aumentou. ?Ou eu tenho disciplina ou não dou conta. Antes de apresentações evito coisas geladas e procuro repousar?, ensina a cantora, que revela ter uma relação de tranqüila transformação quando vai para o palco. ?Cantando eu mudo muito, sou outra pessoa. Penso muito naquilo que estou fazendo, no espírito da letra. Depois é só deixar a emoção vir?, finaliza.