As rádios paranaenses não precisam mais veicular a Voz do Brasil às 7 da noite. A decisão ocorreu graças a uma ação movida pelas rádios CBN Curitiba e Band News FM. Desde a última sexta-feira (11), as rádios já estão autorizadas a escolher o horário de transmissão, desde que fique entre 7 da noite e meia-noite.

continua após a publicidade

A primeira beneficiada foi a Rádio CBN, que já remodelou sua programação há duas semanas e passou a transmitir o CBN Curitiba 3.ª Edição. A partir desta decisão, a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná entrou com pedido para que esta possibilidade se estende a todas demais rádio sindicalizadas do Estado.

O principal argumento para liberação é a necessidade do ouvinte em saber as notícias locais na hora rush. Por ser um horário movimentado, em que muitas pessoas estão atentas às rádios, é interessante para o público saber as informações da cidade. Assim afirma Gladimir Nascimento, diretor de jornalismo da Rádio Band News FM. ?Este fato representa uma grande mudança para os ouvintes, já que o rádio é um grande prestador de serviços para as pessoas?, e completa: ?muitas vezes as pessoas estão ávidas de informações sobre os acontecimentos locais e nós temos de interromper a programação?. Segundo o jornalista, a rádio começará a transmitir a Voz do Brasil das 23 horas à meia-noite. Às 7 da noite entra no ar um radiojornal local com informações do trânsito, tempo e os principais assuntos do dia.

O advogado responsável pelo caso, Eduardo Pereira de Souza, diz que entrou com a ação no início deste ano e que ela ainda está em trâmite. A decisão necessita da resposta do juiz federal responsável e, mesmo que seja aprovada, ainda cabem recursos para a União e o Ministério das Comunicações. ?Por ser um horário de pico, existe interesse por parte deles, que estão contestado esta decisão da justiça?, lembra Eduardo.

continua após a publicidade

A Voz do Brasil é o programa de rádio mais antigo do hemisfério sul, há 73 anos no ar. Porém, ela só se tornou obrigatória no de 1938, no governo Getúlio Vargas. Na época, seu nome ainda era ?Hora do Brasil?, o nome atual surgiu em 1971 por determinação do presidente Médici. Para Gladimir Nascimento, o programa é importante ?principalmente nas áreas rurais, onde não existem tantas rádios particulares? e é um espaço bastante democrática, pois permite que políticos de partidos menores tenham oportunidade. Para ele, o ponto principal da questão era a falta de flexibilidade dos horários que agora as rádios têm.