Curitiba volta a se encontrar com os embaixadores culturais da "Sbornia" no Brasil, o violinista Kraunus Sang (Hique Gomez) e o maestro acordeonista Pletskaya (Nico Nicolaiewsky). A dupla, que forma o "Tangos & Tragédias", promete novamente agitar e alegrar os curitibanos, como tem feito nos últimos 13 anos, com a apresentação da refinada música e do humor típico dos sbornianos, desta vez no Teatro Positivo.

continua após a publicidade

Ficção construída em torno dos dois personagens, o Tangos & Tragédias tem em Pletzkaia um maestro que toca acordeon e que conta histórias trágicas. Um homem sofrido, cheio de amores frustrados e desilusões. Um passional amante latino que não economiza na emoção. É o mais enérgico da dupla e costuma deixar o seu colega Kraunus em situações embaraçosas.

Já Kraunus Sang é um homem de estranha personalidade, de olhos muito expressivos e imensas olheiras. Um olhar seu corresponde a uma frase. Reverencial e humilde, Kraunus não esconde sua admiração pelo maestro Pletskaya. É mais lírico e generoso que o seu colega.

A Sbornia

continua após a publicidade

Como todos sabem, a "Sbornia", é uma ilha flutuante que se desgrudou do continente após testes nucleares e hoje se movimenta ao redor do mundo ao sabor das correntes marítimas. Lá se dança o Copérnico, e o sistema político é o anarquismo hiperbólico. 

No show do próximo final de semana em Curitiba, a dupla sborniana vai interpretar composições próprias como "Copérnico" e "A Trágica Paixão de Marcelo por Roberta"; temas de Alvarenga e Ranchinho como "Romance de uma Caveira"; o clássico de Vicente Celestino "O Ébrio"; e até uma versão jazzy para o inglês do "Trem das Onze".

continua após a publicidade

A mistura do "folclore sborniano", com canções brasileiras e sucessos do pop internacional, passando pelo filtro da comicidade, da teatralidade, são os ingredientes que fazem Tangos & Tragédias agradar diferentes platéias e faixas etárias. É realmente um espetáculo universal pelo seu despojamento e por tratar com humor os grandes temas como o amor impossível, a dor de cotovelo e outras tragédias do ser humano. 

Quase um quarto de século em cartaz

O espetáculo "Tangos & Tragédias" é um fenômeno do teatro brasileiro. Está em cartaz há 24 anos, e nos últimos 13 tem se apresentado em Curitiba com temporadas regulares. Tanto que já entrou definitivamente no calendário cultural de Curitiba, a exemplo do que acontece em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 97 se apresentou pela primeira vez fora do país, em Buenos Aires (com uma versão integral em espanhol) no Teatro Alvear, parando a Avenida Corrientes ao final do espetáculo. Já se apresentaram também em festivais de teatro na Colômbia, Equador, Portugal e Espanha. A apresentação comemorativa aos 20 anos de carreira reuniu mais de 15.000 pessoas na praça da Matriz  em Porto Alegre, em frente ao Theatro São Pedro, onde eles têm temporada anual há 19 anos.

Em Curitiba, onde se apresentam desde 1995, o "Tangos & Tragédias" sempre tem lotado teatros. Estima-se que cerca de 100 mil pessoas já tenham assistido ao espetáculo da dupla em nossa Capital. Na apresentação deste ano o Tangos está lançando seu primeiro DVD, que foi gravado em show realizado em Porto Alegre, que teve o patrocínio a da Caixa Econômica Federal.

Além das atuações com o "Tangos & Tragédias", os dois artistas desenvolvem trabalhos solos. Hique, por exemplo, concebeu e dirigiu o espetáculo "Rádio Esmeralda".  Recentemente participou do filme "A Festa de Margarette", que está sendo lançado pela Limelight comandada por Kiera Chaplin, neta de Charles Chaplin. Já Nico lançou a ópera em quadrinhos "As Sete Caras da Verdade", gravada com orquestra, coral e que vem com um inédito sistema de karaokê (www.operaatomica.com.br). Também está lançando um novo CD "Onde está o amor".

Serviço

Dias: 23, 24 às 21 horas e 25/05 às 19 horas, no Teatro Positivo (UNIVERSIDADE POSITIVO) – Rua Prof. Pedro Viariato Parigot de Souza, 5300. Com estacionamento próprio e gratuito.

Ingressos: sexta-feira R$ 60,00; sábado e domingo R$ 70,00  (25% de desconto para clientes Caixa, mediante apresentação do cartão do banco na compra e na entrada do teatro. Idem para Clube do Assinante Gazeta do Povo. Válido para o ingresso com preço de inteira e não cumulativo com outras promoções ou descontos beneficiados por lei.)

Ingressos à venda na bilheteria do Teatro, nos quiosques do Diskingressos nos shoppings Mueller e Barigui, e pelo Diskingressos 3315-0808 www.diskingressos.com.br  Informações: 3317-3107.