O número de visitantes ao Museu Oscar Niemeyer chegará à marca de um milhão até o fim deste ano. A avaliação do crescente aumento de público, ano-a-ano, foi feita na última terça-feira (24), durante a apresentação do Balanço Geral do exercício de 2008, na Assembléia Geral da Sociedade dos Amigos do MON, da qual participaram a diretoria da instituição, os sócios fundadores e contribuintes.

continua após a publicidade

Dos primeiros seis meses de funcionamento do Museu Oscar Niemeyer, em 2003, até o ano passado, o total de visitantes saltou de 56.774 para 190.964, o que significa um aumento de 236,36 %. Resultado da política de popularização do Museu para permitir o acesso democrático a todas as camadas sociais, o público que visitou o Museu gratuitamente em 2008 somou 95.084, o que representa cerca de 50 % do total. Se for computado o número de estudantes que pagou meia entrada, 35.108 pessoas, a porcentagem salta para aproximadamente 70 % do total.

Esses números refletem o alcance do programa de franquias que isenta do pagamento grupos de estudantes de escolas públicas agendados, do ensino médio e fundamental, menores de 12 anos e maiores de 60 anos. Além de permitir acesso gratuito aos visitantes em geral no primeiro domingo do mês e a outros grupos agendados assistidos por programas de inclusão, socialização ou de reeducação.

No Museu, esses grupos são atendidos pela coordenação de Ação Educativa, que é a grande porta de entrada do público que tem acesso gratuito. Somente no ano passado, o núcleo atendeu 43.786 visitantes, sendo 37.993 estudantes.

continua após a publicidade

Do total de atendimentos, 13.782 visitantes eram de escolas estaduais, 12.098 de escolas particulares, 11.477 de escolas públicas municipais e 5.793 do ensino superior. Em sua função sócio-educativa, a coordenação desenvolve um trabalho artístico e pedagógico por meio de acompanhamento de visitas aos grupos agendados, aplicação de oficinas, cursos, palestras e capacitações.