Muitos podiam pensar que a era da Disco Music tinha acabado e, com ela, a carreira dos artistas que faziam sucesso nas décadas de 70 e 80. Contrariando as opiniões da maioria, o Village People volta à ativa para comemorar os 30 anos de estrada do grupo, que virou um ícone da música disco.
A turnê dos donos dos hits ?Macho Man? e ?YMCA?, que passa por Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Taubaté e Recife chega a Curitiba, com única apresentação no dia 02 de maio (sexta-feira), no Curitiba Master Hall. No show, organizado pela Futura Promoções, o sexteto norte-americano vai apresentar aos fãs mais saudosos e também para os mais recentes os maiores sucessos do grupo, sem deixar de lado as tradicionais fantasias de índio, soldado, policial, carpinteiro, motociclista e cowboy.
O Village People surgiu no final da década de 70, idealizado pelo produtor Jacques Morales, quando encontrou Felipe Rose dançando com seu figurino de índio norte americano, em uma danceteria no bairro Greenwich Village, Nova York. O nome do bairro serviu como inspiração para batizar o grupo, em que Morales, após conhecer Rose, pretendia unir as figuras de importantes grupos da cultura norte-americana, tidos como símbolos de masculinidade, com um tom de sátira. Depois de Rose, o produtor viu a performance de Victor Willis na Broadway e o convidou para fazer parte do grupo, incorporando o policial. Willis levou Alex Briley à formação, para viver o soldado.
Para descobrir outros talentos, Morales e seu sócio Henri Belolo realizaram audições em que foram escolhidos David Hodo (carpinteiro), Glenn Hughes (motociclista) e Jeff Olson (cowboy). A formação mudou conforme os anos passaram, mas a diversão sempre foi o mote dos cantores e dançarinos e está presente em suas músicas, que falam somente sobre coisas positivas, alegres e fogem de canções melodiosas sobre corações partidos, por exemplo. O sucesso do sexteto americano aconteceu primeiro na Inglaterra, em 1977, com o lançamento de ?San Francisco (You?ve Got Me)?. No ano seguinte, o grupo se tornou popular em sua terra natal com ?Macho Man?. A partir daí o sucesso foi constante, com as músicas ?In The Navy?, ?Y.M.C.A.?, ?Go West? e ?Can?t Stop The Music?. O último título também deu nome ao filme que o Village People estrelou em 1980.
Curiosidades
Muitas pessoas se perguntam o que significa a sigla de uma das músicas mais famosas do Village People, YMCA. O nome é a abreviação de Young Men Christian Association, a equivalente americana da ACM – Associação Cristã dos Moços, no Brasil. Na letra da música, o grupo diz que ?é divertido ficar na YMCA? e, segundo os cantores, tinha como objetivo homenagear a organização que, dissemina o cristianismo e proporciona abrigo para sem-tetos, alimentação, higiene, roupas e apoio moral para os necessitados dos EUA. O sexteto foi criticado, por, no início, a organização suspeitar de que a letra era uma sátira, mas depois foi encarada como propaganda positiva para a instituição.
O filme estrelado pelos integrantes do Village People, Can?t Stop The Music, de 1980, recebeu uma indicação para "Pior Filme do Ano", na premiação irônica da Framboesa de Ouro.
Serviço:
Show Village People ? Turnê 2008
Onde: Curitiba Master Hall
Quando: 02 de maio, sexta-feira, às 21h.
Quanto: Primeiro lote ? R$ 25, para estudantes e doadores de um quilo de alimento.
Pontos de venda: Curitiba Master Hall (3248-1001), Disk Ingressos (3315-0808), Ponto Tim, Arsenal do CD, Prata Chick (Shoppings Total e Cidade), Livrarias Curitiba. Camarotes e mesas serão vendidos apenas pelo Disk Ingressos.
Informações: 41 3248 1001
Futura Promoções