A Unidos de Vila Isabel volta a cantar temas engajados 20 anos após o desfile que a consagrou, em 1988, quando tratou da negritude, com o enredo "Kizomba, Festa da Raça?. A escola, que saiu do grupo de acesso e voltou ao especial em 2004, tem afinidade com questões sociais. O enredo deste ano, ?Trabalhadores do Brasil?, foi sugerido pela diretoria da agremiação. Em 2006, a última vez que optou pelo estilo, com o tema ?Soy louco por ti, América: a Vila canta a latinidade?, o sucesso rendeu o título de campeã do carnaval carioca.
O tema ?Trabalhadores do Brasil? seria abordado no desfile de 1951, que não ocorreu por causa de um temporal. O carnavalesco Alex de Souza promete contar no decorrer das alas a história de lutas e resistência do trabalhador brasileiro: ?Vamos contar o que essa gente fez em cada época para mudar sua situação. Há um tom crítico de ponta a ponta?, informou. Alex de Souza também adiantou que a Velha Guarda representará a classe dos aposentados e questionará o sistema previdenciário no País. De acordo com ele, o patrocínio do desfile é da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
A Vila falará sobre escravos, trabalhadores imigrantes, rurais e da indústria e também abordará a atuação de sindicatos, partidos e atuais bandeiras de luta da classe. Como não poderia ser diferente, a figura do ex-presidente Getúlio Vargas terá destaque no desfile. Alex de Souza também fará um alerta sobre a questão do trabalho infantil. ?Queremos mostrar dados sociológicos e históricos, mas com uma abordagem muito luxuosa. A estética que escolhemos é agradável, tem beleza e impacto, imagens diversificadas e materiais bem inovadores.? Um momento especial do desfile, para o carnavalesco, será a penúltima alegoria, que representará uma montadora de automóveis da região do Grande ABC (SP), numa greve de operários de 1978, durante a ditadura militar.
A escola entrará no Sambódromo com 3.600 integrantes em 34 alas e oito carros alegóricos. Fundada em 1946, desfilou pela primeira vez em 1947. O time de compositores é formado por André Diniz, Carlinhos Petisco, Evandro Bocão, Pingüim, Professor Wladimir, Dedé Aguiar, Eduardo Katata, Dinny, Miro Jr. E Carlinhos do Peixe. O intérprete é Tinga. O cantor e compositor Martinho da Vila, integrante histórico da escola, será um dos principais destaques. Mas a Vila terá também na passarela a ex-BBB Fany e o ator Rafael Raposo. A miss Brasil Natália Guimarães será a rainha da bateria. Em 2007, ficou em sexto lugar. Conquistou o título de campeã do Grupo Especial em 1988 e 2006. A passagem da Vila, quarta a desfilar no segundo dia de desfile, está prevista para 0h15.