A vida e a obra de um dos maiores bailarinos da década de 70, Yurek Shabelewski será mostrada ao público curitibano a partir de hoje, no Salão de Exposição do Centro Cultural Teatro Guaíra, no projeto de pesquisa do bailarino Ary Coelho. São fotografias sobre a trajetória do bailarino polonês, falecido em 1993, em Curitiba, e a exibição do filme Shabelewski, de Nivaldo Lopes, documentário de 2004 que reúne depoimentos de artistas que conviveram com ele.
Todo o material da exposição foi recolhido por Ary Coelho, pesquisador da vida de Yurek Shabelewski e que será apresentada em várias capitais brasileiras.
?Este mesmo trabalho já foi exposto no MAB (Museu de Artes de Brasília) em 2005, no projeto Arte por toda a parte com grande repercussão por tratar da história da dança no Brasil. O bailarino Yurek Shabelewski é reconhecido mundialmente pelo seu talento e estilo?, afirma Ary.
A abertura da exposição é hoje, às 18h, no Salão de Exposição, localizado na rua Conselheiro Laurindo, em frente a Praça Santos Andrade. A entrada é franca. Durante a abertura da exposição, será lançado também um livro que conta toda a história da Escola de Dança Teatro Guaíra. São textos e fotografias que registram a trajetória dos 50 anos de dedicação à dança. O livro foi escrito pela jornalista Rosirene Gemael com colaboração de José Carlos Correa Leite.
História
Yurek Shabelewski tinha um estilo preciso e agressivo. Nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 1910. Iniciou a carreira com 9 anos no Teatro Wielki de Varsóvia, onde formou-se bailarino.
Aos 16 anos seguiu para a França, estreando na Ópera de Paris em 1928, aos 19 anos.
Consagrou-se como intérprete em bailados como Sherazade, Sinfonia Fantástica, Petrouska e Príncipe Igor. Em 1970, Yurek Shabelewski, já conhecido internacionalmente, assumiu a direção do Corpo de Baile do Teatro Guaíra, como era chamado o Balé Teatro Guaíra, na época, onde ficou por cinco anos.
