A Fundação Nacional de Arte, Funarte, do Ministério da Cultura, divulgou o resultado dos editais de Música de Concerto e de Concertos Didáticos nas Escolas, com o patrocínio da Petrobras e apoio da Associação Cultural da Funarte. Estes editais têm a finalidade de desenvolver um trabalho intensivo para formação de platéia de música erudita, ampliar o acesso do público com a circulação de concertos gratuitos em escolas e em salas de espetáculos, e diversificar o mercado de trabalho para o músico erudito.
O projeto de Circulação de Música de Concerto seguiu o mesmo padrão do edital 2004/2005. O programa selecionou projetos apresentados por produtores com duos, trios, quartetos e/ou quintetos de grupos brasileiros de música de concerto, para apresentação gratuita em salas de espetáculos de todo o País.
Já o de Concertos Didáticos nas Escolas teve o mesmo critério para seleção dos inscritos, mas com o objetivo de realizar apresentações nas escolas da rede pública do Brasil.
É importante ressaltar a valorização da obra clássica produzida no Brasil, já que cada concerto terá no mínimo 1/3 de obras de compositores brasileiros. O prazo para entrega das propostas foi até 10 de fevereiro de 2006 e os resultados estão disponíveis, desde o dia 18 de abril, no site da Funarte.
Circulação de Música de Concerto
Os 65 projetos recebidos foram analisados pela comissão de seleção – formada por Glória Caputo, Isabel Nogueira e Lutero Rodrigues.
A seleção obedeceu aos seguintes critérios: nível artístico, diversidade das regiões atingidas, presença de música brasileira, relação custo/benefício, adequação do projeto às exigências do edital e repertório.