A cantora Vania Abreu comemora 15 anos de carreira em apresentação dia 19 de novembro às 21h, no Teatro Bradesco. O registro do show será lançado em DVD, o primeiro de sua carreira, com a direção artística de Daniel dos Santos e direção musical de Paulo Dáfilin. O cantor e compositor Chico César fará participação especial.
Aos 42 anos, a cantora baiana – radicada em São Paulo desde 1995 – se firmou como uma das principais vozes feminina da nova MPB. Intérprete intimista e melódica, voz doce e afinada, o rigoroso critério de seleção de repertório e o talento para descobrir novos compositores são marcas registradas da cantora.
No repertório, um passeio pelas principais canções gravadas em seus 6 discos de carreira. Vania conta que a escolha das músicas para o DVD seguiu “o critério do que não poderia faltar num registro de show”. No roteiro figuram as principais músicas gravadas pela artista durante sua trajetória. “Só precisei olhar para os discos”, brinca. A noite abre com Bem ou Mal (Mauricio Gaetani), gravada em 1995, ainda hoje uma de suas músicas mais executadas nas rádios.
Entre as canções românticas, Pra Falar de Amor (Tenison Del Rey/Paulo Vascon), Dó de Mim (Péri), Quando eu Estava Só (Marcelo Quintanilha) e As Quatro Estações (Maurício Gaetani/Ary Sperling/Cláudio Rabello). As regravações, já registradas em seus discos, como Sangue Latino (João Ricardo/Paulinho Mendonça), Conto de Areia (Romildo Bastos/Toninho) e O Perdão (Roberto Mendes), ganham novos arranjos amadurecidos pelo tempo das turnês. “O DVD será resultado do que fazemos em shows, com as músicas que fazem parte da minha história musical”, conta.
A responsabilidade de correr tudo bem nesse show único – onde a gravação da imagem será eternizada no DVD – é amenizada pela cumplicidade dos músicos de Vania Abreu. A artista vem amparada por uma banda de primeira, formada por Paulo Dáfilin (violões e direção musical), Marco Polo Pan (violão/guitarra), João Cristal (piano/teclado/acordeon), Xinho Rodrigues (contra-baixo), Chrys Galante (percussão) e Marco da Costa (bateria).
A afinidade musical é garantida pelos anos de estrada. “Somos praticamente um grupo, há 14 anos juntos. Estamos focados em fazer um ótimo show e assim, conseqüentemente, garantir boas imagens colhidas deste momento. Cenário, luz e figurino foram pensados para deixar claro a minha atitude, meu universo. É uma grande teia de relações, mas a canção está acima de tudo.”