A distante realidade do Oriente Médio se aproxima de nós através da tela do cinema. O enredo do filme Uma Juventude Como Nenhuma Outra mostra o dia-a-dia de duas garotas israelenses, ambas com 18 anos e a obrigação de cumprir o serviço militar em Jerusalém.
Ao contrário do que se possa pensar, o filme não tem uma ótica exclusivamente política. E é fugindo desse clichê, comum em tantas outras obras que tratam da questão Israel-Palestina, que o filme tem seu maior mérito. O tom dado à trama, que mostra o cotidiano na cidade sagrada sob a perspectiva de duas jovens soldadas, é humano, jovem e feminino.
Na história, Mirit e Smadar tem como tarefa abordar os prováveis cidadãos palestinos, com base apenas na aparência física, e anotar o número de seus documentos. Mirit é mais tradicional e inibida. Ela cumpre seu serviço não por acreditar que é certo, mas por ter um comportamento obediente. Já Smadar é indisciplinada e, na primeira oportunidade, fuma às escondidas de suas superioras.
São personalidades diferentes que se encontram na ânsia de apenas viver a adolecência. Esse laço de amizade, aparentemente frágil, que se forma entre as garotas é reforçado após uma situação limite vivida por elas.
Uma Juventude Como Nenhuma Outra não levanta bandeiras, mas consegue passar a constante tensão que acompanha a convivência entre palestinos e judeus no Oriente Médio. O filme permanece em cartaz entre os dias 24 e 27 de maio, em três sessões diárias.
Serviço:
Uma Juventude Como Nenhuma Outra
Teatro HSBC (Rua Luiz Xavier, número 11 – Rua das Flores).
Data: 24 a 27 de maio
Horário: 14h, 17h e 20h
Valor: R$ 8,00 (Clientes do HSBC têm 50% de desconto na compra de até dois ingressos e estudantes, com
carteirinha, pagam meia-entrada).
Informações: 3232-7177