O conglomerado francês Vivendi, que controla o grupo Universal Music, anunciou que a compra da EMI, que tem em seu portfólio artistas como Beatles, Katy Perry e Beach Boys, foi concluída hoje (28).
De acordo com a companhia, a aquisição, que custou US$ 1,9 bilhão, irá beneficiar “tanto a comunidade artística como a indústria cultural”.
A Universal informou que busca expandir a sua presença nos EUA, Japão e Alemanha com a negociação, aumentando o seu market share e a sua presença em plataformas digitais, além de oferecer uma maior quantidade de conteúdo exclusivo.
A conclusão da compra ocorre uma semana após a Comissão Europeia ter aprovado a operação, exigindo em troca a venda de selos responsáveis por 30% das receitas da companhia britânica.
O vendedor da EMI, o Citigroup, comprou a gravadora do grupo Terra Firma, quando ele não pagou empréstimos devidos ao banco de investimento. O acordo proposto vai consolidar a posição de liderança da Universal na indústria europeia da música.
Selos
A empresa vai vender a Parlophonne, um dos selos mais prestigiados da EMI e que reúne artistas como Coldplay e Queen. Os Beatles não estão incluídos nas vendas de ativos.
Também estão entre os selos que serão vendidos Mute, Ensign e Chrysalis, EMI Classics, Virgin Classics e unidades da EMI na França, Espanha, Bélgica, Dinamarca, República Tcheca, Polônia, Portugal, Suécia e Noruega.
A Universal também vai vender as marcas Sanctuary, Co-Op Music, King Island Roxystar, MPS Recordes, participação na Jazzland e sua unidade na Grécia. Especialistas da indústria fonográfica afirmam que o valor do pacote a ser vendido pode alcançar os US$ 750 milhões.