Escrita em 1984, no auge da corrente denominada teatro-besteirol, Batalha de arroz num ringue para dois, de Mauro Rasi, é uma comédia hilariante sobre as agruras da vida a dois. Um casal emblemático, Nélio e Ângela atravessam quatro fases no conturbado casamento: Bodas do Ciúme, Boda da Egolatria, Bodas da Supressão e Bodas da Paixão.
Nesses quatro movimentos (perfeitamente de acordo com a dramaturgia do teatro-besteirol, essencialmente um teatro de esquetes), Mauro Rasi, com seu diálogo ágil e certeiro, devassa a intimidade do casal, expondo, sempre sob a ótica da comédia, o nervo central desta relação. Claudia Raia e Miguel Falabella emprestam seus talentos para os personagens de Rasi, num encontro de amigos e atores afinados como gênero.
Batalha de arroz num ringue para dois é um espetáculo que assegura ao espectador deliciosos momentos de entretenimento, com doses maciças da verve do saudoso dramaturgo Mauro Rasi, falecido no ano de 2003.
A peça tem uma longa carreira para uma despretensiosa comédia de costumes. Escrita por Mauro Rasi em 1984, a partir de uma encomenda do próprio Falabella e de Claudia Jimenez, a peça estreou um ano depois, com Bia Nunnes, fazendo grande sucesso no Rio e São Paulo. Claudia Jimenez, na época, não pode estrear o espetáculo, já que o atraso na produção confundiu sua agenda. Quase vinte anos depois chegou a vez de remontá-la, como uma homenagem ao besteirol e aos anos oitenta e, o público carioca pôde, enfim, assistir à dupla originalmente pensada para o espetáculo.
Agora, uma terceira Ângela dá vida ao delicioso diálogo de Mauro e às idiossincrasias da personagem. Claudia Raia aceitou o convite de viver as diversas fases deste casamento na nova temporada paulista.
“Claudia Raia é muito mais do que uma amiga querida e uma atriz consagrada – seu domínio de palco, sua entrega, sua generosidade e técnica cada vez mais apurada, fazem com que estar ao lado dela, no palco, seja uma experiência única para qualquer ator que respeite e ame as regras do jogo”, disse Falabella. Após um ano de temporada juntos, em O Beijo da Mulher Aranha, eis que a dupla volta a se beijar. A peça será apresentada no Teatro Guaíra na próxima sexta-feira, às 21 horas.