Realizar seus sonhos e acreditar neles. Pode parecer mais uma frase boba, dita freqüentemente por todo mundo. Mas por que é tão difícil colocar em prática? Não é simples assim, por várias razões, ainda mais em momentos que exigem uma decisão, como a escolha da profissão. Ajudar nesta reflexão e provocar mudanças são as propostas da peça Despertando para sonhar, que estréia hoje em Curitiba, no Teatro Bom Jesus.
O espetáculo, com texto de Eduardo Bakr e direção de Tadeu Aguiar e Djalma Thürler, integra o projeto Teatro Jovem, criado há 12 anos e que em 2005 recebeu a chancela da Unesco. Ontem, os alunos do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus assistiram à peça. Hoje, haverá uma apresentação para estudantes de escolas municipais e estaduais. À noite, às 20 horas, haverá uma sessão aberta ao público. Depois do Colégio Bom Jesus, a peça será apresentada em outras escolas de Curitiba.
Despertando para sonhar conta a história de Ícaro, um jovem que discute com seu pai por não ter perspectivas e planos para o futuro. Ele deseja ser cineasta, mas o pai não quer. Ícaro foge de casa, toma o metrô e acaba preso em um vagão, onde se depara com um ser misterioso, chamado Dédalo. Este encontro resulta em uma aventura e também na reflexão sobre a importância de sonhar.
O espetáculo se torna uma ferramenta para auxiliar os jovens a seguirem seus sonhos e buscarem a satisfação pessoal e profissional. ?A gente percebe que existe uma preocupação mais com a questão material, com o ?ter? do que com o ?ser?. Mas é preciso lembrar que a parte material pode acabar um dia?, comenta Eduardo Bakr.
Tadeu Aguiar relata que muitos jovens entram receosos no teatro. ?Passada a primeira cena de discussão entre pai e filho, fica um silêncio mortal. A gente tenta trazer um pouco de comédia, mas eles ficam angustiados por causa de todo o momento que estão vivendo?, explica. Após a apresentação, os dois promovem um debate com os espectadores, quando buscam reforçar a construção do sonho e a necessidade da comunicação entre pais e filhos, entre outros aspectos.
?A peça ajudou muito. Todos nós temos medos, ainda mais nesta época de vestibular. A gente começa a pensar como é importante centrar nos nossos sonhos?, afirma Thiago Wendling, aluno do 3.º ano do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus, que no final do ano vai fazer vestibular para Engenharia Florestal. ?Foi uma escolha minha?, garante.
Segundo a gestora Cleide Barbosa, da unidade Divina Providência do colégio, a peça é uma ferramenta de ajuda para os adolescentes, que naturalmente passam por uma fase de muita ansiedade. ?São outras pessoas falando o que nós e que os pais falamos. Mas são pessoas de fora da realidade deles, que podem provocar a reflexão de como é importante acreditar nas suas escolhas?, analisa.
A estréia do espetáculo Despertando para sonhar acontece hoje às 20h, no Teatro Bom Jesus, na Rua 24 de Maio, 135, Centro. Os ingressos custam R$ 15 e estão à venda nas lojas do Bom Jesus Centro e Bom Jesus Lourdes. Mais sobre o projeto Teatro Jovem no site www.teatrojovem.com.br