Os artistas que fazem música de maneira independente – com selos sem distribuição ligada a grandes gravadoras multinacionais ou sem contrato com qualquer tipo de gravadora – têm um novo espaço para comercializar seus trabalhos. Trata-se da Trevo Digital www.trevodigital.com.br, lançada no último mês, com base em Curitiba e considerada a primeira loja de música portátil da internet brasileira.
Comandada pelos músicos Luiz Dudu e Edu Tex, amigos de longa data e integrantes da banda de rock alternativo Celestines, a Trevo nasceu de uma necessidade dos próprios artistas. “Lançamos um CD na metade do ano passado e notamos que os canais de distribuição física do trabalho se encontravam bastante fechados. Então, pensamos em comercializar nossas músicas pela internet, mas não encontramos nada voltado a bandas independentes”, conta Luiz.
Ao perceber que os sites que vendem música dificilmente abrem suas portas a artistas que não estejam ligados a gravadoras, os músicos resolveram criar o próprio espaço, também abrindo oportunidade para outros que enfrentam o mesmo tipo de dificuldades. Atualmente, a Trevo Digital disponibiliza, através de lojas virtuais, o trabalho de cerca de quarenta artistas independentes e recebe, em média, duzentos visitantes a cada dia em sua página.
Para disponibilizar suas músicas, os artistas devem entrar no site da Trevo e fazer um cadastro. Se o mesmo for aprovado, pode cadastrar suas músicas e estabelecer preço para os trabalhos. Podem ser cadastrados tanto um álbum inteiro quanto uma única canção, sendo que as páginas presentes no site também podem ser colocadas em outros ambientes digitais, como sites de relacionamento (entre eles os populares MySpace, Facebook e Orkut), fotologs (como o Flickr), blogs e sites oficiais.
Para realizar cadastro, o artista só precisa comprovar os direitos autorais e de comercialização das obras. Não necessita ser afiliado do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), à ABMI (Associação Brasileira Musical Independente) ou a qualquer outra instituição musical.
Já para adquirir as obras disponibilizadas pela Trevo, o público só precisa selecionar o que deseja e entrar em um carrinho de compra, podendo pagar com cartão de crédito ou boleto bancário. O preço médio das músicas é de R$ 1,99. Em breve, a loja de música portátil também deve disponibilizar, em espaços culturais, a venda de cartões com créditos a serem utilizados na compra de obras disponibilizadas no site. Em www.trevodigital.com.br, também é possível ter acesso a entrevistas com artistas, parada com os dez nomes mais acessados, sistema de recomendação de cantores e bandas e áudio gratuito com trinta segundos de cada música.