Uma homenagem à Miles Davis em Curitiba

As obras do compositor americano Miles Davis (1926-1991) terão atenção especial na noite de hoje. Através do projeto Quinta Quintana, os músicos Kadu Lambach (guitarra e violão) e José Boldrini (baixo acústico), prestarão uma homenagem à Davis interpretando dez obras de jazz compostas pelo americano ao logo de sua carreira.

Os músicos passarão por todas as épocas e estilos percorridos por Davis, dentre eles a parceria com John Coltrane e ainda composições envolvendo o jazz moderno e influencias do pop/rock.

Para Lambach, responsável pelo projeto que já tem um ano e quatro meses, o Quinta do Quintana oferece a oportunidade ao público e aos fãs de Jazz de conferir o trabalho feito por ícones do estilo.

“O projeto é uma grande responsabilidade que temos em trazer composições de grandes músicos do jazz e até mesmo do blues. Essa é uma tarefa árdua, pois o jazz é um estilo com muita improvisação, que só pode ser seguida com conhecimento de todas as obras de quem se homenageia. E, por se tratar de jazz moderno (característica de Davis), a reprodução de suas obras aumenta muito a minha responsabilidade”, confessa.

Hoje a apresentação da dupla não ficará restrita às obras de Davis. De acordo com Lambach, canções conhecidas de compositores brasileiros também estão no repertório.

“Sempre procuro contextualizar outros compositores quando apresento homenagens no programa. Por isso, metade do show fica por conta das obras de Davis e, no restante, apresentamos obras de Tom Jobim, Roberto Menescau, Caetano Veloso, Egberto Gismonti, Louis Armstrong, dentre outros”, revela.

Todas essas inserções acontecem de maneira contextualizada, seja pela sonoridade ou pela época em que as obras foram compostas. “Não podemos ligar algo que não cabe no momento”, ressalta.

Por conta da necessidade de trazer outros compositores em seu show, Lambach conta que em Curitiba o jazz é mais aceito que em outras cidades onde a música popular é muito presente, como no Rio de Janeiro, por exemplo.

“A receptividade do público na capital é muito maior. Em Curitiba, as pessoas assimilam melhor o jazz e o trabalho que fazemos”, afirma. No entanto, o jazz na capital enfrenta um grande problema. “Temos fãs de jazz, mas poucas casas que aderem ao estilo, por isso a dificuldade de encontrar esse pessoal. Mesmo assim estamos registrando sim um crescimento, mesmo que pequeno, do estilo por aqui”, avalia.

Serviço

O show de Kadu Lambach e José Boldrini será hoje, às 19h30, no Quintana Café e Restaurante (Avenida Batel, 1.440, em Curitiba). A entrada é franca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo