Foto: Divulgação |
Manoela Reichmann é Homérica, a vizinha apaixonada por Neném (Andy Gercker) na peça Um trágico acidente, baseada em texto do premiado dramaturgo Carlos Queiroz Telles. continua após a publicidade |
Está em cartaz este mês, no Espaço Dois, em Curitiba, a peça Um trágico acidente. É uma tragicomédia musical, que aborda situações vividas por uma família um tanto incomum, misturando política, amor, relações humanas e sexualidade, usando elementos de humor negro e de comédias de situação.
A peça, produzida pela Cena Hum Academia de Artes Cênicas, é dirigida por George Sada e baseada em texto do premiado dramaturgo Carlos Queiroz Telles.
Não é a primeira vez que o texto de Telles, escrito em 1976, é montado no Paraná. Em 1994, por exemplo, a peça foi encenada, tendo o próprio Sada como ator.
?O texto ficou muito em minha cabeça desde que o encenei?, conta o diretor, que acabou o adaptando para uma situação mais contemporânea, para poder apresentá-lo agora. Assim, a peça acabou recebendo diferentes elementos, vindos do teatro do absurdo, do universo gótico, de óperas e pantomimas.
?O trágico acidente é o encontro do espermatozóide com o óvulo?, brinca Sada, ao explicar o nome da peça. ?Há muito tempo não tenho tanto prazer em dirigir?, conta. Segundo ele, o elenco abraçou o tema de tal forma que o entusiasmo acaba refletindo no público. ?A peça atinge o público, que se identifica com o que vê em cena.? A peça tem no elenco os atores Andy Gercker, Laura Haddad, Lílian Marchiori, Luiz Bertazzo, Manoela Reichmann e Wagner Jovanaci.
Um dos maiores desafios, de acordo com Sada, foi aliar o pouco tempo que tiveram para preparar a peça – cerca de três meses – com os novos elementos que o trabalho trouxe para os atores, como, por exemplo, o canto e a dança, atividades que muitos atores tiveram que aprender.
?Foi muito importante, ainda mais quando vemos o resultado. Isso dignifica mais a profissão, mostra que somos capazes de ser muitos ao mesmo tempo?, avalia, dizendo que trabalhos musicais estão cada vez mais raros em Curitiba.
A peça tem patrocínio integral da Brasil Telecom e foi beneficiada pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Curitiba. O apoio da empresa, segundo Sada, foi bem-vindo. ?Tivemos uma rápida aceitação por parte deles?, conta.
Para ele, porém, as companhias de teatro não devem ficar dependentes da Lei de Incentivo à Cultura para produzir. ?A lei deve só estimular. Nós, por exemplo, temos hoje cinco projetos em andamento. Quatro deles são independentes.?
Serviço
Peça Um trágico acidente. Em cartaz sempre às 20h, até 29 de junho, no Espaço Dois, na Rua Comendador Macedo, 431, Centro. Ingressos a R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (estudantes e classe artística) e gratuitos para maiores de 65 anos. Às quintas-feiras, os ingressos podem ser trocados por livros, desde que em bom estado.