Uma cigana que adotou o Brasil

Nadia Rowinsky é o que se pode chamar de cidadã do mundo. Desde que sua família deixou o Uruguai, por causa da ditadura militar, a atriz, que interpreta a maliciosa Madalena Gutierrez na novela das sete da Globo, Kubanacan, já viveu em países como Venezuela, Argentina, Colômbia, Estados Unidos e França. Atualmente, ela vem criando raízes profundas com o Brasil se diz até apaixonada por futebol e MPB. “É impossível viver em outro país e não adotá-lo. A primeira coisa que se vê no meu apartamento, em Miami, é um quadro do Rio”, emociona-se a atriz, contratada pela rede norte-americana Telemundo desde 1996 e cedida para a Globo a pedido de Wolf Maia.

A relação de Nadia com o País começou quando integrou o elenco de Vale Todo -versão em espanhol de Vale Tudo, de Gilberto Braga e Aguinaldo Silva -, produzida pela Telemundo em parceira com a Globo. Sob a direção do próprio Wolf Maia, a atriz viveu a personagem Aleida. “Desde o começo de Vale Todo, o Wolf deu toda a liberdade para mostrar o meu talento. Agora, ele é o responsável por toda besteira que eu fizer por aqui”, diz, aos risos.

A atuação em Vale Todo rendeu ainda outros frutos. Durante as gravações do “remake” hispânico, Nadia iniciou uma estreita relação de amizade com Antônio Fagundes, que a convidou para participar do episódio Caminhos Cruzados, no início da segunda fase de Carga Pesada, após seu retorno à grade da Globo. Autor do capítulo, Antônio Fagundes, que vive o caminhoneiro Pedro no seriado, criou a personagem Nádia pensando na atriz. No capítulo, eles vivem um romance fortuito. “Eu e o Fagundes temos um relacionamento de muito carinho e respeito. Atuar com ele e com todo o elenco foi muito bom, muito fácil, pois só tinha fera”, derrete-se a atriz de 26 anos.

Pensando em espanhol

Sobre o novo trabalho”, Nadia diz que se sente feliz por contracenar com Ítalo Rossi, intérprete do milionário Felix Gutierrez, em quem ela dá o golpe do baú, e Daniel Boaventura, que vive seu enteado Johnny. “São grandes atores e aprendo muito com eles”, elogia. Além disso, ela destaca o desafio de atuar em outro idioma. Apesar de falar português com perfeição -tem apenas um leve sotaque -, a atriz entende que precisa fazer uma dupla interpretação, pois o seu raciocínio acontece, primeiro, em espanhol. “Isso dificulta, mas eu gosto de desafios. Está sendo uma experiência muito importante”, ressalta.

Apesar de fazer teatro desde a adolescência – ela estudou na Escola de Artes Dramáticas de Buenos Aires, na Argentina, e na Escola de Teatro do Sul, no Uruguai -, Nadia só despontou como atriz em 2001, quando participou da novela colombiana Pedro, O Escamoso – sua personagem, Susana Recoba, deve aparecer na tela da Rede TV! apenas em meados de fevereiro. “Vocês não vão ficar sem me ver por muito tempo”, brinca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo