Uma aventura recheada de medos, conquistas, lições de vida e emoções. Uma história real, vivida em plena região amazônica. Assim pode ser resumido o livro do especialista em instalação de redes de telecomunicações e consultor de empresas, Carlos Parrini.
Parecem estranhas estas profissões, com as quais o tema não tem ligação, mas o ofício em uma empresa de telefonia o permitiu escrever o livro Volta ao Planeta Vida, cujo lançamento acontece hoje, às 19h30, na livraria Saraiva Mega Store do Shopping Crystal, em Curitiba. Aliar as duas coisas foi possível porque ele solicitou à empresa ir trabalhar na Amazônia para implantar telefonia pública. E garante: apesar dos muitos percalços, foram 20 anos dos quais não se arrepende.
Em meio aos índios, à mata, ao inusitado pagamento com pepitas de ouro e aos morros onde não era possível a comunicação, Parrini viveu momentos de aprendizado, descobertas e medo na região amazônica. Um dos episódios mais tristes foi o acidente que o deixou em coma por três dias. Ele não revelou como foi (tudo está relatado no primeiro capítulo do livro), mas garante que, apesar de doloroso, o acidente foi proveitoso na medida em que um filme de sua vida passou em frente aos olhos durante o coma. ?Eu lembrei de vários episódios tristes de minha vida, como quando quase morri afogado no Arpoador. Durante o coma, eu me questionava sobre o porquê daquilo estar acontecendo comigo em plena Amazônia?, contou. A malária também fez parte dos dias tristes do escritor. Diante das reflexões, o autor disse que faltava coragem para publicar tudo que viveu, não sabia por que. ?Foi quando meus amigos insistiram e eu acabei cedendo?, disse.
Depois de tiroteios (em locais onde era comum moças carregarem armas), de nadar em rios cheios de piranhas (mas isso ele descobriu somente depois que saiu da água) e de até ter feito entrevistas com índios de uma tribo característica por apresentarem pele e olhos claros (e índios que viviam como qualquer classe média, em casas de alvenaria e carro na garagem), Parrini resume. ?A Amazônia é mágica, tem encantos. Mesmo com tantos perigos foi muito prazeroso viver lá. Aprendi a dar valor à natureza, à vida, a Deus. Passei por muitas situações perigosas que só podiam ter a mão de Deus, não tem outra explicação?, relatou.
Estas e outras histórias o leitor poderá conferir no livro. Parrini garante que ninguém escapa ileso de se debulhar em lágrimas ao ler os textos. Durante 20 anos, ele teve a oportunidade de ver alguns municípios se desenvolverem no setor turístico, progresso grande parte ligado às redes de telefonia. ?Ao contrário do que muita gente pensa, a região não é tão pobre. Tem minério, madeira, fauna e flora. E eles sabem explorar muito bem tudo isso. A migração de sulistas também ajudou no desenvolvimento da região?, comentou o escritor. Parrini nasceu no Rio de Janeiro em 1959. De origem pobre, trabalhou desde cedo para ajudar na renda da família. Aos 21 anos foi admitido pela Embratel, emprego que lhe possibilitou viajar por todo o País. Hoje ele continua viajando, mas atua em consultoria de empresas.
Serviço
Lançamento do livro Volta ao Planeta Vida, de Carlos Parrini. Hoje, às 19h30, na livraria Saraiva Mega Store do Shopping Crystal, em Curitiba.