Um show em homenagem a um dos mais importantes nomes da música paranaense acontece na próxima segunda-feira. Amigos, parceiros e ex-companheiros do compositor e cantor Lápis (Palminor Rodrigues Ferreira -5/10/1942 – 11/2/1978) estarão reunidos no Guairinha – a partir das 20h – para um espetáculo de saudades pelos 30 anos de sua morte.
Apresentado pelo radialista Sérgio Silva, o show se chama A Lápis e deverá intercalar trechos de documentários da época, com depoimentos e músicas interpretadas por Lápis, com narrativas e músicas ao vivo, executadas pelos integrantes originais do grupo Bitten IV, ao qual o compositor era ligado.
Participam do espetáculo Jazomar Rocha, Fernando Loco (do Bumbo), Galdino Jr., Priscila Rocha, Charmak, Jonas Celi, Rubens Ozma, Anadir Sales, Luciana Sicupira, Gerson Bientinez e Turco Dalton. Entre as músicas a serem apresentadas estarão alguns dos maiores sucessos de Lápis, como Paticumbá, Vestido Branco e Silêncio -músicas que foram incluídas em um CD, A Lápis, gravado no ano passado e que estará à venda no teatro.
Lápis
A relação de Lápis com a música começou cedo. Aos 11 anos, já tocava pandeiro no Programa Ciranda Infantil, ao lado do Regional do Zé Pequeno, na Rádio Marumbi.
Cinco anos depois, em 1958, formou, com alguns amigos, o grupo Tryanon, que se apresentava em clubes do bairro em que morava. No ano de 1967, Lápis formou o Grupo Bitten IV. Após o êxito em Curitiba, o grupo resolveu tentar a sorte no Rio de Janeiro, onde lançou um compacto simples com as músicas Vestido branco e ??Paticumbá??. Anos depois, o grupo se desfez e Lápis ficou no Rio de Janeiro trabalhando com Eliana Pittman, que gravou de sua autoria Meu novo amor.
Seu samba Paticumbá foi gravado pelo conjunto Os Originais do Samba. Por essa época, Lápis se apresentou ao lado de Rosinha de Valença no palco do Teatro Casa Grande. Em meados da década de 1970, voltou para Curitiba, onde faleceu oito anos depois.
Serviço
O show 30 anos sem Lápis é um tributo do Centro Cultural Teatro Guaíra a Palminor Rodrigues Ferreira, conhecido como Lápis, compositor, instrumentista e cantor paranaense, que este mês completa 30 anos de falecimento. A apresentação será no dia 11, no Guairinha, às 20h, com ingressos a R$ 10,00.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)